Lamborghini Gallardo LP 550-2 já à venda em SP

Ele sempre foi respeitado como uma das maiores lendas da marca de carros esportivos. Valentino Balboni, um piloto de testes extraordinário, é o homenageado pela Automobili Lamborghini com o modelo Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni. O superesportivo de luxo é um dos destaques do revendedor oficial Lamborghini São Paulo, sendo comercializado pelo valor de R$ 1.500.000,00.

A última versão do Gallardo, modelo de maior sucesso de todos os tempos da Lamborghini – com mais de 900 unidades produzidas no total – ostenta não somente seu próprio design e equipamento exclusivo, mas também uma  tecnologia exclusiva.  No emblema, o 550 representa a potência e o número 2 sua tração nas rodas traseiras.

Por muitas décadas, Valentino Balboni teve uma importante influência nos carros superesportivos que carregam a marca do touro. Com seu trabalho de regulagem fina e de testes, ele ajudou a moldar muitas lendas, partindo do Lamborghini Miura da década de 60 até os atuais Gallardo e Murciélago.  Balboni foi contratado em 1957 por Ferrucio Lamborghini – o fundador da marca – e desde o início era evidente a sensibilidade que o jovem tinha com os carros: o mais especial instinto que conecta ao “sangue da vida” de um veículo e define a alma de um corredor de testes.

“Uma Lamborghini deve sempre combinar a precisão de um carro de corrida com a confiabilidade que teria um grande amigo”, diz Balboni. Desde 1973, ele sentou-se em frente ao volante de todos os protótipos construídos pela marca, e também, muitos outros carros produzidos passaram por suas mãos antes de serem entregues aos clientes. Isto tornou Balboni um dos mais importantes representantes da marca, com uma excepcional reputação entre os fãs e clientes da marca no mundo inteiro.

Depois de 40 anos com a Lamborghini, Balboni está oficialmente aposentado, mas continua viajando para muitos países ao redor do mundo como o embaixador da marca.
A exclusividade do Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni está assegurada e limitada em apenas 250 unidades.

Extremamente seguro

Com esta última versão do Gallardo, a Lamborghini homenageia aquele que foi seu piloto de testes por muitos anos de uma maneira muito especial. O LP 550-2 Valentino Balboni foi concebido em alinhamento ao próprio pensamento do piloto, satisfazendo os desejos de muitos clientes por um modelo de caráter exclusivo, que oferece um tipo ativo de dirigir com prazer. O modelo Balboni é atualmente o único Lamborghini com tração somente no eixo traseiro.
A tração traseira tem um apelo especial para os condutores de carros esportivos que apreciam um estilo particular de dirigir. Graças à potência de acionamento do V10, o sobre-esterço controlado não é um problema – indo sempre até o limite definido pelo condutor – porque hábitos refinados e os sistemas de assistência perfeitamente ajustados significam que o Gallardo LP 550-2 Valentino Balboni se torna um esportivo excepcionalmente seguro para dirigir.
A fim de formatar esse caráter único, que associa o prazer de dirigir com segurança, os engenheiros de Sant’Agata Bolognese incorporaram diversas modificações ao LP 550-2 Valentino Balboni. Não foi simplesmente uma questão de transferir a transmissão para o eixo traseiro. O veículo teve que ser ajustado e regulado em todos os elementos de sua dinâmica de direção, incluindo molas, amortecedores, estabilizadores e pneus. A aerodinâmica também foi ajustada para levar em conta a mudança do fluxo de potência.
O diferencial do eixo traseiro com um deslizamento limitado a 45% é um desenvolvimento novo, assim como a calibragem da transmissão e-gear. Um ponto significativo foi o ajuste feito no sistema ESP. Enquanto o programa standard está focado em alta estabilidade, o programa CORSA permite maiores ângulos de tração, e, dessa forma, faz com que o condutor aprecie melhor a dinâmica do LP 550-2 em toda sua extensão.
O motor de 5,2 litros e 10 cilindros, coração do Gallardo, também passou por ajustes: uma síntese perfeita do prazer de alta rotação, potência de saída, um temperamento constantemente exuberante e uma sinfonia poderosa em todos os detalhes. No Valentino Balboni, o compacto e leve motor gera 550hp. Pesando somente 1380 quilos, garante uma ótima performance: o LP 550-2 atinge de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, enquanto a velocidade máxima de 320 km/h garante seu espaço entre os carros superesportivos de destaque.
O Valentino Balboni não é apenas tecnologicamente exclusivo. Seu design e equipamentos reforçam sua unicidade. O caráter esportivo clássico é realçado por uma faixa nas cores branco e dourado passando pelo capô, teto e parte da cobertura do motor até o spoiler traseiro, com inspiração nos clássicos carros esportivos dos anos 70. Este tratamento de pintura destaca a elegância do Gallardo e realça o DNA do design exclusivo da Lamborghini. A edição especial estará disponível em 8 cores: do branco Bianco Monocerus ao Verde Ithaca, ou do laranja Arancio Borealis ao preto Nero Noctis. As rodas Scorpius mantêm seu acabamento cinza escuro enquanto as pinças de freio dependerão da cor externa, podendo ser preta, laranja ou amarela.
A combinação de cores características é repetida no interior. A cor básica do estofamento de couro é preta e ambos os assentos apresentam a faixa na cor branca. O console central é totalmente revestido com couro Branco Polar para criar um eficaz destaque. Abaixo da janela esquerda há um emblema com a assinatura de Valentino Balboni e o número de produção do carro.
A exclusividade do Valentino Balboni é aumentada por seu extenso equipamento. Além das diversas novas características na parte interior, há também a transparente cobertura do motor, a câmera para visão traseira, o sistema de navegação com Bluetooth e o sistema de elevação do eixo dianteiro que facilita a passagem sobre obstáculos. Adicionalmente ao extenso equipamento standard, uma lista de opcionais também está disponível, incluindo transmissão e-gear e freios carbo-cerâmicos.