VW comemora 5 mi de motores produzidos em São Carlos

A fábrica de Motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP) acaba de alcançar o marco histórico de 5 milhões de motores produzidos desde o início da operação da unidade, em outubro de 1996. A unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, ficando atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria.

Quase 50% destes 5 milhões de motores foram produzidos nos últimos quatros anos. Em 1997, foram 262 mil e a previsão para 2010 é atingir 880 mil motores. Isso deve-se ao crescimento do mercado e à expansão gradual da unidade de São Carlos.

A produção atende ao mercado doméstico e também à exportação. Hoje, para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex, que também é destinada para equipar o SpaceFox, produzida na Argentina. Para o mercado externo são produzidos motores para veículos movidos a gasolina, que são exportados principalmente para Argentina e México.

Atualmente, a fábrica de São Carlos produz 3 mil motores diariamente, em 42 modelos diferentes, de 1.0 a 2.0 litros, os quais equipam a maioria dos carros comercializados pela empresa. São propulsores eficientes, econômicos, de alta qualidade e desempenho, produzidos em linhas de montagem com elevado nível de tecnologia, com especial destaque para as 44 estações automáticas e nove robôs.