Coluna do Borracha – Eduardo Abbas

Os motores e os carros da Mercedes dão o tom da F1 2014

 Fim de conversa no Bahrein. Terminaram os testes da pré-temporada da Fórmula 1 e mostraram o que já se esperava a algum tempo dos alemães: um domínio quase que absoluto. Desde a metade do ano passado, já se falava que os motores da estrela de três pontas seriam os mais fortes da categoria.
redb
Dito e feito. A Renault começou a dever e levou de carona a até então imbatível Red Bull. Os austríacos tiveram problemas em todos os dias de testes e deixaram muito a desejar, ao ponto de Vettel achar impossível arrumarem o carro para essa primeira metade do campeonato. Coisa que na verdade não deve assustar muito os torcedores dos carros azuis, em 2013 eles começaram atrás e depois das férias no meio do ano arrebentaram a concorrência. Será que vão repetir a dose?
kimi
Em se tratando de dose, a Ferrari é a que mais ficou no meio termo, até porque misturar vodca com vinho sempre dá dor de cabeça. Às vezes andavam bem, outras vezes ficavam por ali sem incomodar muito, e deixaram sempre no ar aquela dúvida se o carro é bom ou nasceu com defeito. A vantagem de se ter um motor com a tecnologia do time italiano é sempre complicada de analisar. Podem estar escondendo o jogo para, quem sabe, pegar todos de calças curtas, ou realmente chegaram ao limite e daí não passam. Quero ver na pista como a nova dupla vai se comportar, quando realmente o bicho pegar a partir da Austrália daqui a mais ou menos 10 dias.
w05
Onde o bicho pegou forte foi na Mercedes e nos outros carros que usam o propulsor alemão. Todo mundo andou bem, inclusive, a equipe da montadora, já chega como favorita ao campeonato, com dois pilotos muito bons e que, ao que parece, estão muito afins esse ano. O motor é tão bom que as nanicas conseguiram se meter onde não deviam, até a morta Williams deu o ar da graça. Por falar em graça, o Massa disse que é melhor esperar um pouco antes de começar a torcer. Ora bolas, se o carro é bom, se o motor é bom, se a equipe é sensacional, por que isso agora? Será que tiraram peso? Será que tinha alguma coisa fora do regulamento? Ou será que apenas fizeram barulho para fechar alguns patrocínios que estavam pendentes e vão mostrar a mesma cara de pastel do ano passado?
Eu vejo essa pré-temporada da seguinte maneira: carros de equipes menores andaram muito para garantir verba. Os carros das equipes médias tentaram o pulo de qualidade, fizeram de tudo para incentivar os novos pilotos e animar os patrocinadores. Os carros das equipes grandes testaram e formataram seus carros, esconderam um pouco o jogo para largar todos os cavalos na primeira corrida do ano. Agora, uma coisa é certa, quem tem motor Renault vai ter que se virar muito mais esse ano.
Vou ficando por aqui, lembrando que, no Brasil, quem faz vaquinha ou é para comprar bola de futebol ou para pagar débitos com a justiça, ninguém vai fazer arrecadação para colocar seja lá quem for sentado em um banco pra gastar gasolina e pneu. Vai sonhando…

A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
follow me on twitter: @borrachatv
http://borrachatv.blogspot.com.br/