Mitsubishi Cup com rodada dupla

283079_603061_cup16_jaguariuna_cadurolim_6571_web_

Poeira, terra batida, canavial, lama, areia. A Mitsubishi Cup teve todos os ingredientes que as duplas mais gostam na rodada dupla realizada no sábado (14) e no domingo (15) em Jaguariúna (SP).

“O tipo do piso variou bastante, o que deixou o rali ainda mais cross-country. E tinha trechos rápidos e outros travados. Isso testa o piloto e o navegador, que é o que a gente quer”, ressalta Eduardo Bampi, navegador da categoria ASX RS e que corre na Mitsubishi Cup há 13 anos. “Isso faz de Jaguariúna um lugar tão gostoso de correr.”

PRIMEIRO DIA

Pilotos e navegadores fizeram três provas de 30km cada em estradas da Fazenda Meia Lua, já tradicional no calendário da competição. Do lounge, montado especialmente para que as duplas e seus convidados curtam momentos de descontração, era possível ver trechos da prova, que levantou bastante poeira.

No fim da etapa, depois da premiação, todos puderam aproveitar um churrasco de confraternização e se preparar para a terceira etapa, no domingo. “Diferente de outras categorias, no rali tem essa interação entre as duplas. Você não divide curva, é você contra você e contra o relógio, para ser o mais rápido. A comunidade do rali é unida e isso é muito bacana”, explica Ricardo Feltre, piloto vencedor da categoria ASX RS.

Os vencedores de sábado

Na categoria Pajero TR4 ER, Paulo Theophilo Dias Filho e Marcelo Bortoluz foram os melhores. “Uma alegria! Nós corremos para nos divertir e aceleramos fundo. Meu navegador é excelente, ele fala ‘acredita’ e eu acredito”, conta o piloto. “A prova foi muito rápida, chegamos aos 150km/h”.

283050_602897_cup16_jaguariuna_cadurolim_3139_web_Já na categoria ASX R, os mais rápidos foram Markus Johannes de Wit e Rodrigo Mello. “Todos os carros estão andando muito próximos, isso dá um incentivo ainda maior. Não aceita erro, você tem que prestar atenção ao detalhe”, explica o navegador. “Pra mim tudo é novo e esse é primeiro pódio. Estamos há várias etapas aprendendo, é uma construção de confiança. Quando você chega e vê que é possível, é espetacular!”, celebra o piloto Markus.

André Miranda e Alison Pedroso, que venceram a primeira etapa 2016, realizada em Mogi Guaçu, subiram novamente ao lugar mais alto do pódio da categoria Pajero TR4 ER Master. “As referências estavam próximas, o trecho foi de velocidade alta”, conta o navegador. “E o piso mudou bastante, na primeira volta a pista estava limpa e depois a condição piorou”, completa o piloto. A dupla está confiante para a etapa de domingo. “O carro está impecável, vamos aproveitar que estamos aquecidos e manter o mesmo ritmo amanhã”, promete André.

Na nova categoria ASX RS, Ricardo Feltre e Ivo Renato Mayer também venceram pela segunda vez este ano. “Que prova! Foi excelente, extremamente rápida e com todos os tipos de piso. E a gente adora, vive isso aqui. Quando une um carro e um navegador excelente, é a mistura certinha”, comemora Ricardo. “A categoria está bem disputada e isso nos anima. E andar com o Ricardinho é fácil, ele toca muito, fica fácil de navegar”, fala Ivo. Como venceram, eles largam amanhã com restritor de ar no motor. “O restritor atrapalha um pouco, mas a gente força mais as curvas, freia mais em cima. Vamos buscar ganhar de novo”, promete o piloto.

Thiago Wilson Rizzo da Silva e Carlos Eduardo Piacentini subiram ao lugar mais alto do pódio na categoria L200 Triton ER. “É a categoria mais disputada, com maior grid, e os cinco primeiros já estão na briga pelo campeonato. Será uma briga saudável porque somos todos amigos”, garante Thiago. “Tento passar o máximo de confiança para que a gente consiga andar no limite o tempo inteiro”, fala o navegador. “Subir no pódio é indescritível, resultado do nosso trabalho.”

283079_603061_cup16_jaguariuna_cadurolim_6571_web_

SEGUNDO DIA

O segundo dia da etapa dupla foi marcado por duas provas, de 50km cada, em alta velocidade. Pilotos e navegadores encararam um trecho novo, diferente do de sábado, também na Fazenda Meia Lua, em Jaguariúna (SP).

“Hoje foi muito difícil. O percurso de 50km estava de velocidade rápida, intercalando com trechos muito travados. Foi sem dúvida uma das provas mais difíceis da Mitsubishi Cup. Manter a concentração, numa prova longa como essa, era o mais importante”, conta André Munhoz, navegador campeão na categoria ASX R. “Foi um fim de semana fantástico.”

283079_603053_cup16_jaguariuna_cadurolim_6441_web_As duplas gostaram da novidade de correr duas etapas na sequência. “Acho legal, a gente já quebra o gelo no sábado, fica bem acostumado ao carro e pode acelerar com tudo. E ainda facilita a logística para as equipes, o que é muito bom”, explica Thiago Rizzo, piloto campeão da categoria L200 Triton ER.

E mesmo quem não tem experiência conseguiu aproveitar e se divertir neste domingo. O competidor Rodrigo Peternelli, navegador, fez sua estreia no rali de velocidade. “Conheço muita gente que corria regularidade e veio correr velocidade, e aí vim também. A prova foi ótima. É emoção o tempo todo mesmo, bem diferente da regularidade”, conta. Ele ganhou, ao lado do piloto Felipe Marciano Lopes, o prêmio de melhor dupla estreante e chegou em 3º lugar na categoria Pajero TR4 ER.

Os vencedores de domingo

Das cinco categorias, quatro tiveram dobradinha na etapa dupla: Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, ASX RS e L200 Triton ER. Nesta última, Thiago Rizzo e Carlos Eduardo Piacentini Sachs subiram novamente ao pódio. “A prova de hoje exigiu muito mais. Conseguimos colocar um bom ritmo. Foi um fim de semana muito especial”, recorda Cadu. “Deu tudo certo, saímos com as duas vitórias e a liderança do campeonato”, comemora Rizzo. “Agora é preparar para a próxima.”

283079_603058_cup16_jaguariuna_ricardoleizer_3016_web_Já na categoria Pajero TR4 ER, Paulo Theophilo Dias Filho e Marcelo Bortoluz celebraram a vitória na terceira etapa consecutiva. “Dei tudo de mim e foi muito bom. Sentou no banco, ligou o motor, é pé embaixo. Está no sangue”, celebra o piloto. “Dentro do carro a gente esquece de tudo, se concentra. Vamos pra próxima pensando em vencer também”, afirma o navegador Marcelo. “A prova estava maravilhosa”, completa Paulo.

André Miranda e Alison Pedroso também subiram pelo segundo dia seguido ao pódio, na categoria Pajero TR4 ER Master. “Foi diferente de ontem, a navegação estava mais exigente e prova, bem cansativa”, fala Alison. “A categoria é disputada e esse resultado é muito importante”, relembra André. “Conseguir as duas vitórias é muito bom.”

283079_603057_cup16_jaguariuna_ricardoleizer_2835_web_Na nova categoria ASX RS, mais uma dobradinha: Ricardo Feltre e Ivo Renato Mayer foram novamente os mais rápidos. “Fim de semana inteiro andamos rápido e buscamos ganhar. Tinha que acreditar e acelerar”, fala o piloto. “Estamos bem, mas os adversários também estão andando forte. Na Mitsubishi Cup é complicado, tem que manter o foco no campeonato.”

Já na categoria ASX R, João Paulo Franco e André Munhoz, que haviam ficado em 4º lugar no sábado, levaram a etapa do domingo. “Estou na Mitsubishi Cup há quatro anos e sempre tentando melhorar. Esse ano estou mais adaptado ao carro e hoje encaixamos uma boa prova. Saímos com a vitória e estou muito feliz”, celebra João Paulo. “Aumenta o nível de exigência depois que você ganha.”

A próxima etapa da Mitsubishi Cup será em Mogi Guaçu (SP), dia 06 de agosto, com duas provas de 50km cada.