Nissan e Mitsubishi ainda mais juntas

Nissan e Mitsubishi Motors criam aliança estratégica; Nissan a
 

A Nissan Motor Co, Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram hoje a assinatura de um acordo para formar uma aliança estratégica de longo prazo entre os dois fabricantes japoneses de automóveis.

Após uma emissão de ações da Mitsubishi, a Nissan ficará com 34% de participação na Mitsubishi por 237 bilhões de ienes (7,5 bilhões de reais).

A aliança irá estender uma parceria já existente entre as japonesas, sob a qual as duas empresas têm colaborado nos últimos cinco anos. As marcas concordaram em cooperar em áreas como compras, plataformas de veículos, compartilhamento de tecnologia, utilização conjunta de fábricas e mercados em crescimento.

Carlos Ghosn, CEO e Presidente Mundial da Nissan afirmou que “esta é uma transação inovadora em que ambas as empresas ganham”. Osamu Masuko, CEO e Presidente da Mitsubishi declarou concordou com a afirmação, dizendo que “na sua história de parcerias bem-sucedidas, a Nissan Motor Co. desenvolveu um conhecimento profundo de maximização de benefícios através de parcerias de aliança”, e que “este acordo irá criar valor acrescentado para as duas empresas progredirem em direção ao futuro”.

Sob os termos da transação, a Nissan irá adquirir 506.6 milhões de novas ações da Mitsubishi, ao preço de 468,52 ienes por ação. O preço por ação reflete o preço médio ponderado do volume de ações transacionado no período de 21 de abril de 2016 e 11 de maio de 2016. A Nissan será o maior acionista após a conclusão da operação.

A Mitsubishi Motor Company e a Nissan esperam que a Mitsubishi Heavy Industries, Mitsubishi Corporation e The Bank of Tokyo – Mitsubishi UFJ mantenham uma parte significativa de participação coletiva na Mitsubishi Motors e que apoiem esta aliança estratégica.

A transação está sujeita à assinatura do Acordo de Aliança definitivo. A assinatura do acordo de acionistas com os atuais acionistas do Grupo Mitsubishi será submetida às aprovações regulatórias e deverá ser assinado até ao final do mês de maio. A transação deverá estar concluída até ao final do ano.

A decisão da Nissan em adquirir uma participação estratégica na Mitsubishi marca à mais recente expansão do seu modelo de Aliança, construído à volta de 17 anos de um acordo de participações cruzadas com a Renault. A Nissan também adquiriu participações ou firmou parcerias com outros grupos automotivos, incluindo a Daimler e a AvtoVaz.

A encerrar a transação, a Mitsubishi irá propor executivos da Nissan para a sua administração na proporção dos direitos de voto da Nissan, incluindo um nomeado da Nissan para seu Presidente do Conselho de Administração.