Sportage chega cheio de atributos

sportage20

Com um design muito bonito e agressivo, a Kia brasileira apresentou ontem a quarta geração do modelo Sportage. O modelo, que chega importado da Coreia do Sul em duas versões de acabamento, foi totalmente renovado. O novo suv ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação icônicas e circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Na parte traseira, o Sportage 2017 ganhou lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível. Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas halógenas e na SX lâmpadas em LED. A Kia Motors ampliou também os retrovisores externos.
Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Sportage traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha rodas de 19 polegadas.

 

sportage8

 

Mais moderno

A 4ª geração do Sportage teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos que privilegia o condutor do veículo. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, prioriza o conforto de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no do passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º (no Sportage anterior, de 23º a 28º).

 

sportage interior2
Na versão LX, o Sportage traz de série itens como ar-condicionado manual; piloto automático; chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.
Já na versão EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante; paddle shift; revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 centímetros.

 

sportage9

Motorização

Além do design atraente e marcante, o Sportage se destaca pelo desempenho. Está disponível com motorização 2.0 litros, DOHC, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor entrega 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.
No mercado brasileiro, o modelo pode ser encontrado em duas versões, todas com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica progressiva.
A carroceria longa e a distância entre-eixos – respectivamente 4.480 e 2.670 mm – garantem que os ocupantes do Sportage desfrutem de uma cabine espaçosa. A capacidade volumétrica de carga varia de 868 litros com os bancos traseiros ocupados a 1.770 litros com os assentos traseiros rebatidos.
As duas versões do Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro custando R$ 109.990,00 (versão LX) e R$ 134.990,00 (versão EX).