Edição limitada do C 300 chega ao Brasil

20161006_74e6346af6ed4d8d9ec83611d60c9180_c300-ae-frontal

A Mercedes-Benz anunciou a chegada do Classe C 300 Anniversary Limited Edition ao mercado brasileiro, para celebrar os 130 anos da empresa. As 100 unidades do veículo contam com itens exclusivos que remetem à história centenária da companhia, como grade clássica com a estrela de três pontas sobre o capô. A comercialização do modelo começa a partir deste mês, em toda a rede de concessionários da marca pelo preço sugerido de R$ 249.900.

Visualmente, a edição especial mantém o design da geração atual do Classe C, com elementos que remetem à Classe S. Entre os itens exclusivos desta edição, os grandes destaques ficam por conta da grade frontal tradicional da Mercedes-Benz, acompanhada da estrela posicionada sobre o capô – duas características marcantes. Rodas com raios de 17 polegadas, faróis Full LED, frisos das janelas em alumínio polido, saias laterais na cor do veículo com frisos cromados e sistema de escapamento com pontas invisíveis e acabamento cromado são outros componentes que completam os detalhes que compõem o exterior do C 300.

Entre as cores disponíveis para a edição especial, estão Azul Cavansite, Branco Polar, Cinza Selenite e Preto Obsidian. Já as cores dos revestimentos estão disponíveis o cinza/azul escuro (disponível em conjunto com as cores externas Azul Cavansite e Cinza Selenite) ou bege/marrom (disponível em conjunto com as cores externas Branco Polar e Preto Obsidian). Além disso, o veículo tem acabamento em madeira clara nas portas e no console central.

20161006_be0085f742ef4c5b99a49836031811de_c300-ae-traseiraPela primeira vez o mercado brasileiro recebe a motorização 300 no Classe C. Isso significa que as 100 unidades do veículo disponível para venda contam com um acréscimo de 34 cv e 2 kgfm de torque em relação ao Classe C 250. Assim, o motor de quatro cilindros e injeção direta chega aos 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. O C 300 acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), de acordo com a mercedes. O modelo conta com a transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete velocidades.

Assim como o restante da família Classe C, o Anniversary Limited Edition é equipado com o sistema DYNAMIC SELECT, permitindo ao condutor escolher entre as opções de pilotagem: Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma delas influencia na rapidez de respostas do acelerador, assistência da direção e no sistema de climatização.

Entres os outros recursos que permitem interação entre condutor e automóvel, destaque para o COMAND Online, com tela de 21,3 cm e cobertura de vidro que disponibiliza uma gama de recursos, incluindo navegação GPS, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC. Telefonia por meio do Bluetooth também é de série.

O nível de segurança do C 300 está entre os mais altos. O modelo disponibiliza o sistema ADAPTIVE BRAKE (freios adaptativos), para respostas mais precisas e rápidas, além de estabilidade direcional. Esse sistema oferece uma série de recursos que dão apoio ao condutor em situações extremas. Entre eles estão:

  • Luzes de freio adaptativas que, em caso de frenagens de emergência, piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
  • Função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
  • Sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o automóvel imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o modelo recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.  
  • Frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade em curvas fechadas.
  • Função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário.
  • Função de pré-carga (priming), que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o motorista retira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o veículo em emergências.