Fábrica da VW comemora 20 anos

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No dia 12 de outubro de 1996 a Volkswagen do Brasil iniciava suas atividades na fábrica de São Carlos, produzindo o motor EA111 1.0 l, que equiparia a segunda geração do Gol. De lá para cá, a fábrica duplicou seu tamanho em área construída, recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos e passou a produzir as mais modernas tecnologias e inovações do Grupo Volkswagen, como por exemplo, os propulsores da família EA211.

Nesta terça-feira, a unidade conquistou mais um marco em sua trajetória, com a produção do motor de número 10 milhões, simbolizado pelo EA211 1.0l TSI, que equipa o recém-lançado Golf TSI. 

A unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!, cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Gol, Voyage, Saveiro e Saveiro Cross. Em São Carlos, também é fabricado o EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina. 

“São Carlos tem recebido importantes aportes nos últimos anos, desde 2012 os investimentos totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018, proporcionando uma intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia na unidade. Com isso, a fábrica tem reforçado sua importância dentre as unidades de motores do Grupo Volkswagen e tem contribuído para o sucesso da consolidação da marca no mercado brasileiro”, disse David Powels, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

trabalhadorA unidade alcançou grandes marcos desde 1996, que a colocam em destaque entre as fábricas de motores do grupo. Foi a primeira unidade a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l de três cilindros (2012) e também o propulsor 1.0 TSI (2015).

No final de 2015, São Carlos foi selecionada dentre todas as operações da marca no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa; em maio deste ano, a Volkswagen comemorou ainda o marco de 300 mil EA211 produzidos desde 2013.

“Ao longo de sua trajetória, São Carlos passou por intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia em seus processos produtivos, o que nos possibilitou a exportação temporária de blocos de motores para a Alemanha, bem como conquistar cada vez mais nossos clientes, com inovações como a motorização TSI”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

Além da implementação constante de novas tecnologias, visando a eficiência produtiva e redução no consumo de recursos naturais, a fábrica passou por diversas etapas de ampliação desde 1996, aumentando sua área em mais de 200% até chegar aos atuais 87 mil m² de área construída.

Com três prédios produtivos – EA111, EA211 e Usinagem e Montagem de Cabeçotes –, conta com três linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes. 

São Carlos foi a primeira unidade do Grupo fora da Europa a obter a certificação ambiental ISO 14001 (1997) e a primeira do Brasil a superar, com quase dois anos de antecedência, a meta do programa global “Think Blue Factory”. Até o primeiro semestre de 2016, reduziu em mais de 37% o uso de recursos naturais por motor produzido na comparação com 2010. O “Think Blue Factory” tem a meta de reduzir em 25%, entre 2010 e 2018, o consumo de água e energia, a geração de resíduos do processo produtivos enviados para aterro, e as emissões de CO2 e solventes.

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