Porsche lança novo 911 para competições

M16_5493_fine

A Porsche vai disputar a temporada de corridas de 2017 com um GT de competições totalmente novo. O novo 911 RSR utiliza toda a amplitude do regulamento da categoria GT da corrida 24 Horas de Le Mans e, juntamente com o design sistemático de baixo peso, traz o motor horizontal de seis cilindros posicionado à frente do eixo traseiro. A unidade de quatro litros de cilindrada, extremamente leve, agrega itens como injeção direta de combustível assim como um comando de válvulas rígido, que associados ao câmbio manual de seis velocidades, geram uma potência máxima de aproximadamente 510 cv. O novo 911 RSR estreará na corrida de 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em janeiro de 2017. 

“Mesmo mantendo o típico design do 911, esta é a maior evolução até agora na história de nosso modelo GT topo de linha”, afirma o diretor da Porsche Motorsport, Dr. Frank Steffen Walliser. O novo 911 RSR é fruto de um desenvolvimento completamente novo: a suspensão, estrutura da carroceria, conceito aerodinâmico, motor e transmissão foram todos projetados desde o primeiro esboço.

M16_5488_finePela primeira vez, um carro de corridas Porsche GT utiliza sistemas de assistência no estado da arte: o novo 911 RSR é equipado com um sistema de alerta de colisão apoiado por radar, o chamado “Sistema de Prevenção de Colisões”. Mesmo no escuro, os protótipos LMP1, que são mais rápidos, são detectados suficientemente cedo e confusões podem ser evitadas. Um novo conceito de gaiola protetora e um novo banco esportivo rigidamente montado aumentam a segurança do piloto. Com o banco preso ao chassi, a pedaleira agora pode ser movimentada longitudinalmente e ajustada para o tamanho de cada piloto.

A manutenção do novo 911 RSR também foi facilitada. Elementos inteiros da carroceria de fibra de carbono podem ser trocados completamente num tempo muito curto, graças à adoção de presilhas rápidas inteligentes. Além disso, mudanças na regulagem da suspensão podem ser executadas com muito mais rapidez e facilidade. 

Na temporada de 2017, a fábrica espera competir com o novo 911 RSR em 19 corridas, equivalentes a mais de 140 horas de competição. Com dois carros de fábrica inscritos, a Porsche irá disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a 24 Horas de Le Mans, assim como o campeonato IMSA Weathertech nos Estados Unidos. O novo carro irá celebrar sua estreia sob as mais duras condições na prova de abertura da IMSA em Daytona, nos dias 28 e 29 de janeiro. “Estamos muito bem preparados para isso”, afirma Marco Ujhasi, chefe da GT Works Sport. Desde o primeiro teste de rodagem em Weissach, em março deste ano, rodamos 35 mil quilômetros testando em pistas de corrida na Europa e América do Norte. Isso é mais do que foi feito no desenvolvimento de qualquer outro Porsche GT de competição.”

M16_5494_fine