Novos motores destacam-se pela economia

Sandero-Vibe,-Stepway-e-Logan-(4)

As linhas Sandero e Logan, da Renault, acabaram de receber os novos motores 1.0 de três cilindros e 1.6 16V, que foram apresentados pela marca durante o Salão de São Paulo. A novidade vai equipar também o Duster e a picape Oroch, ainda este mês. Os motores foram desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e são produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná.

O principal atributo da nova motorização é a economia de combustível. De acordo com a Renault, os modelos Sandero e Logan equipados com o 1.0 SCe estão até 19% mais econômicos. Já o propulsor 1,6 litro, nesses mesmos modelos, é responsável por uma economia de até 21%. O Duster e a picape Oroch, que receberão apenas a segunda opção de motorização, terão economia equivalente a 18% e 16%, respectivamente.

Com os novos motores, Sandero e Logan ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias na cidade e com gasolina, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O hatch 1.0 supera os 14 km/l, enquanto o sedã tem consumo de 13,8 km/l. Com o motor 1.6, o hatch atinge a marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1.6 salta de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.

Tamanha economia acontece, segundo a marca, por conta do sistema de recuperação de energia nas frenagens, dos pneus com baixa resistência à rolagem e da substituição da direção hidráulica pela eletro-hidráulica, além do Start&Stop, que equipa as versões com motor 1,6 litro.

Apesar da economia, o propulsor 1.6 ainda ganha potência em relação ao antecessor. As linhas Sandero e Logan contam com 118 cv, 12 cv a mais que o anterior, que dispunha de 106 cv. O torque máximo é de 16 kgfm. Para isso, o motor ganha duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote, corrente de distribuição no lugar de correia e menor peso. São 30 kg a menos que o antecessor.

As novidades se estendem também ao 1.0, que conta agora com três cilindros, duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, corrente de distribuição no lugar de correia e 20 kg a menos que o antecessor. Com essa combinação, o propulsor chega a 82 cv de potência, 2 cv a mais que o anterior, e torque máximo de 10,5 kgfm, com 90% dele disponível a 2.000 rpm.

Além disso, os Sandero e Logan equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampa (HSA).

Sandero-1

Sandero:

Sandero Authentique 1.0 – R$ 42.400
Sandero Expression 1.0 – R$ 44.950
Sandero Vibe 1.0 – R$ 47.100
Sandero Expression 1.6 16V – R4 49.770
Sandero Dynamique 1.6 16V – R$ 53.500
Sandero GT Line 1.6 16V – R$ 54.620

Sandero Stepway 1.6 16V – R$ 59.720

Logan:

Logan Authentique 1.0 – R$ 46.300
Logan Expression 1.0 – R$ 48.200Sandero-Vibe-1
Logan Expression 1.6 16V – R$ 52.750
Logan Dynamique 1.6 16V – R$ 56.400

Duster:

Duster Expression 1.6 16V – R$ 69.200
Duster Dynamique 1.6 16V – R$ 72.290

Oroch:

Oroch Expression 1.6 16V – R$ 69.620
Oroch Dynamique 1.6 16V – R$ 74.120