Onix é nota zero em segurança

MD1217CON1_oncrash-7

O Chevrolet Onix, atualmente o modelo mais vendido no Brasil, é também o veículo menos seguro do País. Durante teste realizado pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), o hatch demonstrou fragilidade e recebeu nota zero (de uma escala de zero a cinco) na avaliação de impacto lateral.

De acordo com o relatório do Latin NCAP, mesmo com barras de proteção nas portas, o modelo apresentou vulnerabilidade no teste de colisão lateral, com alta penetração na estrutura do carro, o que acarretou grande compressão no peito do passageiro adulto, representado por um boneco durante os testes. Outros dois modelos com tamanhos semelhantes já passaram pelo teste (Fiat Palio e Peugeot 208) e tiveram resultados melhores na avaliação.

“O desempenho estrutural do Onix após o impacto lateral divulgou um grande deslocamento do pilar B, para dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior do que o observado nos outros dois veículos. Provavelmente, devido ao seu pobre desempenho estrutural, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais”, segundo avaliação da NCAP.

O teste lateral para crianças foi aceitável, afirmou a entidade, mas alertou para a falta da ancoragem Isofix para cadeirinhas. Além disso, a porta traseira direita abriu durante o teste, o que expõe ainda mais o ocupante. Ainda assim, o modelo garantiu três estrelas em relação à proteção de crianças no banco de trás.