Sam Bird e DS Virgin Racing fazem história ao vencer a primeira corrida de carros na cidade de Nova York durante o ePrix de Fórmula E, categoria para modelos totalmente elétricos. O piloto britânico venceu também a segunda disputa do final de semana, somando o maior número de pontos da equipe em um único evento e se mantendo na disputa pelo título a duas corridas do final do campeonato.
O primeiro ePrix de Nova York teve a corrida inaugural realizada no sábado. Diante de uma multidão no Brooklyn, Bird saiu do quarto lugar no grid para conquistar sua quarta vitória e a quarta para a equipe na Fórmula E. Bird conquistou posições rapidamente durante os primeiros estágios até que, após uma grande ultrapassagem sobre Daniel Abt, alcançou a liderança. Um pit stop preciso permitiu-lhe manter a primeira colocação e controlar a diferença sobre Jean Eric Vergne, que vinha imediatamente atrás. A cinco voltas do final, um breve período de safety car reagrupou os pilotos. Mas a relargada de Bird, quando restavam apenas duas voltas, assegurou que ele fosse o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Assim, o piloto registrou seu nome nos livros da história do automobilismo.
“Agradeço à equipe que fez um excelente trabalho hoje em tudo, especialmente o meu engenheiro, que me manteve calmo nas fases finais!”, disse Bird, que foi acompanhado por Sir Richard Branson no pódio – ele recebeu o troféu entregue à equipe vencedora. “Foi uma corrida difícil, mas depois do safety car eu consegui uma relargada decente e foi um pouco enervante quando eu soube que [Jean-Eric] Vergne estava me pressionando. Mas chegamos lá e é fantástico estar comemorando esta vitória. Parabéns para todos da Fórmula E também por colocar Nova York no calendário!”, completou.
O dia também foi marcante para Alex Lynn, que fez sua estreia na Fórmula E. O piloto de 23 aos correu no lugar de José Maria López. Contudo, a corrida teve um sabor agridoce para ele. Lynn mostrou um ritmo surpreendente desde o início; ficou no topo das folhas de tempo em sua primeira sessão de treino e conquistou a pole position e seus primeiros pontos no campeonato com uma volta impressionante. No entanto, não pôde capitalizar uma possível colocação entre os cinco primeiros: foi obrigado a abandonar a corrida antes que ela atingisse três quartos da distância devido a um problema mecânico.
“O dia foi fenomenal para a equipe, com a vitória de Sam e a minha pole. O resultado consolida o pacote forte que temos e o grande trabalho feito pela equipe. Obviamente, é uma verdadeira pena que não conseguimos o resultado que queríamos, pois estávamos buscando um lugar entre os cinco melhores”, comentou Lynn.
O resultado do primeiro dia da Fórmula E mudou a cara da cidade nova-iorquina. Durante a noite, o emblemático Empire State Building permaneceu iluminado em vermelho e roxo, as cores da DS Virgin Racing, em homenagem à equipe vencedora.
O diretor da equipe, Alex Tai, declarou que “vencer a primeira corrida em Nova York é simplesmente fantástico e toda a equipe tem feito um trabalho incrível. Nós mostramos durante toda a temporada que temos um ritmo de corrida vencedor. Demonstrar nossa verdadeira capacidade em um evento tão histórico é um grande sentimento. Sam fez um ótimo trabalho hoje, assim como Alex. Esta é a quarta corrida de Fórmula E a que Sir Richard Branson compareceu, e ele estar aqui para nos ver ganhar é ainda mais especial, assim como para nosso novo patrocinador, a Kaspersky”.
No domingo, segundo dia de disputa, o público lotou novamente as ruas do Brooklyn. Dessa vez, para ver Sam Bird largar na frente. Quando a corrida começou, Bird foi ultrapassado por Félix Rosenqvist, da Mahindra, na primeira curva, e caiu para o segundo lugar. Na volta nove, porém, a paralisação da corrida por meio de uma bandeira amarela juntou novamente os pilotos e deu a Bird a oportunidade de se aproximar do líder. Cheio de confiança, ele repetiu a ultrapassagem do dia anterior exatamente no mesmo ponto e assumiu a liderança. Enquanto isso, a corrida de Lynn foi tristemente interrompida quando uma pane elétrica o obrigou a abandonar a prova.
Durante uma nova bandeira amarela, os carros da Mahindra – que vinham logo atrás de Bird – aproveitaram para fazer suas paradas nos boxes. Mas isso não afetou o desempenho de Bird. A DS Virgin Racing reagiu rapidamente e um bom pitstop uma volta depois permitiu ao piloto voltar na liderança quando a corrida recomeçou.
A partir desse ponto, foi apenas uma questão de gerenciar a vantagem sobre os adversários e a carga de energia do veículo – já que o número de voltas tinha saltado para 49. Bird concluiu a prova sem erros e cruzou a linha de chegada com uma margem de 11 segundos sobre o segundo colocado, somando 56 pontos para a equipe na rodada dupla do final de semana.
As duas provas finais (11 e 12) do Campeonato FIA de Fórmula E 2016/2017 acontecerão em Montreal, no Canadá, nos dias 29 e 30 de julho.
FIA Formula E – ePrix de Nova York (prova 9) – Resultado
1.Sam Bird, DS Virgin Racing, 43 voltas
2.Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, +1.354s
3.Stephane Sarrazin, TECHEETAH, +4.392s
4. Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, +6.155s
5. Loic Duval, Faraday Future Dragon Racing, +8.428s
6. Oliver Turvey, NEXTEV NIO, +8.952s
7. Pierre Gasly, Renault e.dams, +9.321s
8. Nicolas Prost, Renault e.dams, +10.036s
9. Robin Frijns, Andretti Formula E, +11.019s
10. Adam Carrol, Panasonic Jaguar Racing, +12.073s
FIA Formula E ‒ ePrix de Nova York (prova 10) – Resultado
1. Sam Bird, DS Virgin Racing, 49 voltas
2. Felix Rosenqvist, Mahindra Racing, +11.381s
3. Nick Heidfeld, Mahindra Racing, +12.319s
4. Pierre Gasly, Renault e.dams, +12.355s
5. Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport, +23.451s
6. Nicolas Prost, Renault e.dams, +30.470
7. Tom Dillmann, Venturi, +41.862
8. Jean-Eric Vergne, TECHEETAH, +52.292s
9. Robin Frijns, Andretti Formula E, +1:00.475s
10.Jérôme D’Ambrosio, Faraday Future Dragon Racing, +1:12.659
Campeonato de pilotos (após 10 provas)
1. Sebastien Buemi, Renault e.dams – 157 pontos
2. Lucas di Grassi, ABT Schaeffler Audi Sport – 147
3. Felix Rosenqvist, Mahindra Racing – 104
4. Sam Bird, DS Virgin Racing – 100
5. Nicolas Prost, Renault e.dams – 84
6. Nick Heidfeld, Mahindra Racing – 78
7. Jean-Eric Vergne, TECHEETAH – 74
8. Jose Maria Lopez, DS Virgin Racing – 50
9. Daniel Abt, Abt Schaeffler Audi Sport – 47
10. Nelson Piquet Jr, NextEV NIO – 33
Campeonato de equipes (após 10 provas)
1. Renault e.dams – 259 pontos
2. ABT Schaeffler Audi Sport – 194
3. Mahindra Racing – 182
4. DS Virgin Racing – 153
5. TECHEETAH – 94
6. NEXTEV NIO – 59
7. Andretti Formula E – 30
8. Faraday Future Dragon Racing – 30
9. Venturi Formula E Team – 28
10. Panasonic Jaguar Racing – 21