WRX STI é recordista em Nürburgring

SUBARU_WRX_STI___hres

Desenvolvido a partir do sedan esportivo Subaru WRX STI, o modelo WRX STI Type RA NBR Special percorreu o traçado de 20,6 km, do famoso circuito alemão de Nürburgring, em 6 minutos e 57.5 segundos, estabelecendo o novo recorde de tempo de um veículo sedan quatro portas nesta pista.

Além da volta mais rápida no circuito de Nürburgring, o modelo também estabeleceu recorde de tempo na Isle of Man TT, uma das mais radicas e perigosas corridas do mundo; e no Goodwood Festival of Speed ​​Hill.

O veículo foi projetado para demonstrar toda a capacidade e desempenho do sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive. O conjunto mecânico também recebeu incrementos. O sedã é equipado com motor Boxer 2.0 litros, que desenvolve mais de 608 cv de potência à 8.500 rpm, ou seja, quase o dobro da potência máxima da sua versão de rua (310 cv a 6.000 rpm). A Prodrive calculou que a velocidade máxima desse modelo no circuito foi de 288 km/h.

O carro está equipado com pneus slick de 9 polegadas de largura e a mesma caixa de câmbio utilizada no WRC com embreagem automática, porém modificada com sistema hidráulico para operação por paddle-shifts. As trocas de marchas ficaram mais rápidas, entre 20 e 25 milésimos de segundos.

O recordista conta com um pacote aerodinâmico redesenhado, que contribuiu para melhorias na condução e no desempenho.  Na velocidade máxima, esse conjunto aerodinâmico produz cerca de 285 kg de downforce, pressão aerodinâmica que auxilia a manter o carro estável na pista.

O design inclui um aerofólio traseiro com tecnologia DRS (Sistema de Redução de Arrasto), similar a utilizada nos carros na Fórmula 1. A sua operação combina sistemas elétricos e hidráulicos, nas retas o DRS coloca o aerofólio traseiro em uma posição que gera menos downforce, enquanto nas frenagens e curvas, a tecnologia altera a disposição para aumentar a força de arrasto. Para mudar completamente a posição da asa traseira, o sistema DRS leva menos de 20 milésimos de segundo. O piloto controla o DRS utilizando um comando instalado no volante.