Elétrico da Nissan completa 70 anos

Nissan celebra 70 anos de história com veículos elétricos

Exatamente 70 anos após a estreia de seu primeiro veículo elétrico (EV), o pequeno Tama, o modelo movido a eletricidade mais avançado da Nissan – o esportivo BladeGlider – roubou a cena no Festival da Velocidade de Goodwood deste ano, realizado no Reino Unido.

O protótipo 100% elétrico que mostra a visão da marca para o esportivo do futuro entrou em ação, durante o fim de semana do festival, com uma ótima performance na subida do famoso morro Goodwood Hill Climb. O ponto alto foi uma sessão de testes na pista do Goodwood Motor Circuit. Quem conduziu o BladeGlider foi o piloto da Nismo, Lucas Ordóñez, que se tornou o primeiro profissional a pilotar o esportivo de três lugares. Ordóñez, que venceu a Nissan GT Academy – uma competição para transformar jogadores de videogames de corrida em pilotos reais – ficou empolgado com a oportunidade de testar o BladeGlider.

“Pilotar o BladeGlider no circuito de Goodwood Motor foi uma experiência fantástica. Que carro empolgante de dirigir! Muito torque desde o início É divertido demais pilotá-lo numa pista rápida como essa e com muitas curvas de alta velocidade”, disse Ordóñez.

A história de sucesso da Nissan com veículos elétricos começou em 1947 com o lançamento do Tama. O pioneiro modelo de quatro lugares era oferecido como carro de passageiros e tinha autonomia de 65 quilômetros com uma carga completa. Foi desenvolvido inicialmente pela Tokyo Electric Co. Ltd, que mais tarde se tornou parte da Nissan.

Desde a estreia do Tama, a marca criou um rico legado na tecnologia de zero emissão, como líder mundial na fabricação de veículos elétricos. A Nissan é pioneira nesta revolução da indústria, com o lançamento do LEAF, o primeiro carro de passeio de produção em massa 100% elétrico, em 2010. A segunda geração do LEAF tem estreia mundial marcada para o próximo dia 6 de setembro.