Ford comemora triunfo em Camaçari

ford3milhoes

A Ford chegou à marca de três milhões de veículos fabricados no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia. Além do mercado interno, cerca de 30% desse volume foi destinado à exportação para países da América do Sul e México. O veículo que simbolizou esse número foi um EcoSport 2018, recém-apresentado no Brasil.

Com capacidade de produção de 250 mil veículos por ano, o complexo de Camaçari trabalha em três turnos e é responsável pela fabricação dos compactos Ka e Ka+, além do EcoSport.

“Este é um grande momento da fábrica de Camaçari”, diz Silvio Illi, gerente da unidade. “Estamos operando com capacidade máxima, com o sucesso do Ka e a chegada do novo EcoSport. Trata-se de um dos maiores programas de desenvolvimento de veículos já realizados pela Ford, liderado pelo Brasil junto com outros centros de engenharia da marca no mundo.”

O complexo foi inaugurado em outubro de 2001, produzindo inicialmente a Courier e logo depois o Fiesta RoCam. A partir de 2003 iniciou também a produção do EcoSport e, desde 2014, passou a montar a atual geração do Ka – ocasião em que o Fiesta começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.

A fábrica gera atualmente cerca de 7.600 empregos diretos, sendo aproximadamente 70% da Ford e o restante dos quase 20 fornecedores instalados na planta. Todo o Polo Industrial de Camaçari emprega 15 mil pessoas diretamente, de acordo com a marca.