Lamborghini Espada comemora 50 anos

Vinte Lamborghinis clássicos, compreendendo Espadas e Isleros, reuniram-se no dia 7 de setembro, em Perugia, Itália, para começar a excursão organizada por Lamborghini Polo Storico em comemoração do seu 50º aniversário. Foi em 1968 quando a Casa de Sant’Agata Bolognese apresentou o seu primeiro quatro lugares (Espada) e a evolução do seu 2 + 2 (Islero).
A rota da excursão cobriu quase 800 km, atravessando a Umbria, Toscana e Emilia-Romagna. Cerca de vinte Lamborghinis coloridos cruzaram as pitorescas rotas das colinas e percorreram os centros históricos de cidades cheias de charme e história, como Perugia, Orvieto e Assis.
Embora todos os carros fossem dignos da maior atenção, havia alguns que se destacaram por sua história particular ou a do proprietário, merecendo uma menção especial no final da turnê por Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Lamborghini .

 

Um prêmio especial foi para um proprietário de um Espada Series 3, chassi 9300, de 1973, comprado usado em janeiro de 1977 por  um casal ingles. Durante anos, foi o único carro da família, usado diariamente para ir trabalhar e levar as crianças para a escola. Considerado pelos donos como parte da família, foi recentemente restaurado e registrado para o passeio por ocasião do aniversário de bodas de ouro do casal.
Outro prêmio foi para um raro Espada Series 2, chassi 8386, um dos únicos 12 produzidos com um ajuste VIP.  O modelo saiu da Noruega para o encontro, numa viagem de ida e volta de 6.000 km.
O reconhecimento pelo carro mais “fiel” a Sant’Agata Bolognese foi para o Islero S 1968, chassi 6435, um dos poucos equipados com direção à direita. O modelo foi comprado em 1969,  em 1193 foi dado de presente para o filho do proprietário.

 

Participaram também da turnê dois carros do Museu Lamborghini, um Espada Série 3 (chassi 9090 de 1976) na cor Blu Notte e um Islero (chassi 6330 de 1968) em Rosso Amaranto.
Apesar da longa rota e das estradas desafiadoras percorridas, além do caminho para chegar a Perugia, todos os carros chegaram a Sant’Agata Bolognese em excelente estado