Ford inova e lança EcoSport com pneu run flat


Lançado com um sucesso espetacular em abril de 2003, o EcoSport logo se tornou um dos modelos mais desejados do mercado nacional. Com três opções de motorização, 1,0 litro com compressor, 1.6 litro e 2,0 litros e 16 válvulas, o modelo deixou acessível o segmento que, desde então, mais cresce no mercado nacional e é o mais desejado pelas consumidoras.
Em 2004, ganha a versão 4X4, eficiente, mas cara e que nunca teve vendas expressivas. O equipamento mais solicitado pelos consumidores do modelo aventureiro da marca americana, o câmbio automático, chegaria em 2006.
Um ano mais e o modelo ganha sua primeira reestilzação externa. E em 2010, nova reestilização. Nenhuma das duas foram muito significantes, apesar de deixar o modelo mais atual para a época.
Porém, em 2017 veio a ganhe modificação externa e interna. O carro ficou muito mais atraente e agradável e bem mais equipado.


A partir de fevereiro, o modelo que é sucesso aqui e em diversos países do mundo, ganha, inicialmente na versão Titanium, mais uma tecnologia inédita para os carros nacionais desse segmento: os pneus Run Flat. Sua principal vantagem é a tranqüilidade de não precisar parar o carro em situações que poderiam representar um risco à segurança.
Os pneus Run Flat são usados por veículos especiais e do segmento premium no mercado mundial. Eles estão presentes principalmente na Europa, além da China, América do Norte, Índia e África. Sua tecnologia avançada foi desenvolvida com foco na segurança.
O EcoSport 2020 equipado com a tecnologia de pneus Run Flat, tem outro destaque importante: some o estepe pendurado na porta traseira do compartimento de bagagens. Diga-se de passagem, o modelo perdeu em apelo aventureiro, mas ganho linhas mais elegantes e agradáveis.
Apresentado no último Salão do Automóvel, o EcoSport Titanium foi um dos modelos mais comentados da mostra por renovar um dos elementos mais identificados com o design original do veículo.

 

Segurança

Os pneus Run Flat, ou ZP (Zero Pressure), se caracterizam pelas laterais reforçadas que permitem continuar rodando mesmo se um deles perder totalmente a pressão, dentro de certos limites de distância e velocidade. Ou seja, em caso de furo o motorista é avisado pelo sistema de monitoramento de pressão dos pneus e não precisa interromper a viagem, podendo fazer o conserto depois, com segurança, no momento e local mais convenientes.
O novo modelo da Ford vem com pneus Run Flat que podem percorrer até 80 km à velocidade de 80 km/h com pressão zero. Usando o kit de reparo que acompanha o veículo, essa distância é ampliada para 200 km, mantendo o mesmo limite de velocidade. Por essa razão, veículos equipados com a tecnologia Run Flat dispensam o uso de estepe, macaco e chave de roda. Para algumas pessoas, como deficientes, mulheres e até idosos é uma “mão na roda”.

Competente

Equipado com o avançado motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros, de 137 cv, e transmissão automática de seis velocidades com teclas “paddle shift” no volante, o Titanium chega por R$103.890. Ele vem equipado com teto solar elétrico, sete airbags, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, painel “soft touch”, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xênon, luzes diurnas de LED, sensor de chuva e rodas de liga leve de 17”.
As alterações mecânicas não foram muitas: uma pequena calibração da direção elétrica e revisão nos sistemas de suspensão e freios. Afinal sem estepe, macaco, e ferramentas, o modelo ficou 13 quilos mais levas em leve.
Andando o carro ficou muito agradável de dirigir e transmite segurança, mesmo em situações com os pneus vazios. Na pista de testes, fizemos diversas manobras agressivas, como mudanças de trajetórias, desvios de obstáculos e curvas a 80 km/h. Mesmo em velocidades maiores, não houve susto, mas não é recomendado. Mas aí também entra a ajuda da tecnologia embarcada, que no EcoSport Titanium está bem equipado.