Lamborghini lança o Huracán GT3 Evo

A Lamborghini Squadra Corse apresenta o novo Huracán GT3 EVO na rodada de Nürburgring da Lamborghini Super Trofeo Europe. O novo Evo é a evolução do Huracán GT3, vencedor de 12 títulos internacionais, bem como a prestigiada Rolex 24 Horas de Daytona e 12 Horas de Sebring, nos EUA.
Giorgio Sanna, chefe da Lamborghini Motorsport, comentou que, “o novo Huracán GT3 EVO é o resultado da experiência adquirida nos últimos três anos de corridas em circuitos em todo o mundo. O principal objetivo durante o desenvolvimento foi melhorar a dirigibilidade, tornando o carro mais fácil e mais previsível para os condutores cavalheiros, com baixos custos de gerenciamento para as equipes. Para as equipes que investiram na Lamborghini nas competições GT do passado, oferecemos a oportunidade de atualizar os atuais Huracán GT3 com um kit Evo homologado para os próximos três anos de corridas. Como sempre, eles podem fazer uso de nosso suporte técnico e serviços de peças de reposição na pista em campeonatos nacionais e internacionais”.
O Huracán GT3 Evo foi desenvolvido inteiramente na cidade sede da marca, em Sant’Agata Bolognese, pela Squadra Corse, a divisão de automobilismo da Lamborghini, que em 2018 celebra o décimo aniversário do campeonato Lamborghini Super Trofeo.

Aerodinâmica

O trabalho de design foi realizado ao longo de mais de um ano, com um foco particular na aerodinâmica, concebida em colaboração com a Dallara, a empresa com sede em Parma, com mais de 40 anos de experiência no automobilismo. Novas soluções aumentaram consideravelmente a carga aerodinâmica para melhorar ainda mais a estabilidade e reduzir a sensibilidade ao conduzir.
A frente apresenta modificações significativas, com uma borda de ataque pronunciada. O capô também foi modificado, com fibra de carbono substituindo a fibra de vidro e, graças à grande nervura central emprestada do Huracán Super Trofeo Evo, melhora ainda mais a capacidade de resfriamento do radiador. O pára-choques tem novos recessos laterais que abrigam dois movimentos grandes para garantir uma força dianteira alta.
A parte traseira é dominada pela grande asa de fibra de carbono, com as extremidades modeladas em duas voltas que otimizam a eficiência aerodinâmica, auxiliadas pelo difusor com aletas redesenhadas.

Mecânica

O desenvolvimento da mecânica levou a uma modificação da cinemática da suspensão dianteira, suportada por braços que não eram mais de aço, mas de alumínio, melhorando a fase de rolagem e a conexão entre os dois eixos.
O eixo traseiro também recebeu atualizações importantes: novos cubos, mancais e eixos de eixo com o uso de tripés em vez de juntas de velocidade constante para maior eficiência de transmissão e fácil manutenção. Os amortecedores Öhlins também foram alterados para se tornarem quatro vias, garantindo o controle ideal durante a fase de rolagem, enfrentando freios em altas velocidades.

Eletrônicos

A eletrônica da Evo se beneficia da introdução da direção hidráulica (EHPS), já testada com sucesso no Huracán Super Trofeo Evo, com um interruptor para ajustar o nível de assistência da direção hidráulica durante a operação. O ABS também é novo, com a adoção do recente ABS Bosch M5 para controle absoluto durante a frenagem.

Motor

A propulsão é confiada ao V10 aspirado de 5,2 litros derivado da última geração de Huracáns de estrada, que adota novos eixos de comando de válvulas e válvulas de titânio para otimizar a dirigibilidade e proporcionar maior confiabilidade nas provas de endurance.
O Huracán GT3 EVO é um novo ponto de referência para ‘habitabilidade’ e segurança no panorama dos carros GT3. A gaiola de proteção redesenhada facilita o acesso à tampa do teto e oferece o melhor conforto, mesmo para os condutores mais altos.   O novo carro pode ser encomendado agora e todos os GT3 atuais podem ser atualizados com um kit EVO dedicado. O Huracán GT3 EVO fará sua estréia nas pistas nas 24 Horas de Daytona em janeiro de 2019.