Fábrica da Honda recebe investimentos


robos

Desde que foi inaugurada, em setembro de 1997, a fábrica da Honda Automóveis do Brasil (HAB), localizada em Sumaré, no interior de São Paulo, passou por diversas transformações. A unidade, construída para fabricar o Civic, possuía capacidade produtiva de 20 carros por dia (15 mil por ano) e 400 funcionários. Hoje saem diariamente da linha de produção 540 unidades em 2 turnos (120 mil veículos por ano)  dos modelos Civic, Fit, City e HR-V e os colaboradores somam mais de 3.500.
Nos últimos 3 anos, a unidade recebeu investimentos da ordem de R$ 100 milhões para aumentar a produtividade e a eficiência dos processos. Entre as principais mudanças estão os preparativos para que a planta pudesse receber o seu quarto modelo nacional, o HR-V, e também preparar sua capacidade para ser a fábrica mãe da nova unidade de Itirapina, fornecendo motores e peças plásticas.
Para fabricar o HR-V, além do ferramental exclusivo para o modelo, os principais investimentos foram a implementação de uma nova linha de prensas com 3 máquinas  e 5 robôs para o aumento da capacidade; a inclusão de 13 novos robôs no departamento de hemming (processo em que as chapas estampadas são agregadas para construir peças como porta-malas, porta e capô) e 16 no departamento da solda; além da automação de processos de transporte de partes da carroceria na linha e da montagem da suspensão. Juntos, os investimentos contribuíram para o aumento da produtividade, permitindo a fabricação de um modelo adicional no mesmo espaço.

portas

Para atender Itirapina, os investimentos, que somam aproximadamente 26 milhões,  estão em andamento. A linha de pintura de parachoques ganhou 5 novos robôs para ampliar a produção. A montagem de motores, ganhará uma nova linha com aproximadamente 12 equipamentos de altíssima geração, que permitirá atender a produção de Sumaré e Itirapina.
Os investimentos recentes envolvem ainda a construção de um novo laboratório para realizar testes de emissões de poluentes e assegurar a conformidade dos veículos produzidos com as regulamentações do País. Neste laboratório é feita medição de emissões de exaustão de veículos, abrangendo testes de produção e para homologação; medição de emissões evaporativas; consumo de combustível; torque e potência; e durabilidade de catalisadores.