Coluna do Borracha – As férias de mister Hamilton

163848860 hamilton_gphungria5_get jpg_95
Sabe aquela sensação dos tempos de escola quando as aulas do primeiro semestre acabavam e você tira nota 10 na última prova? É mais ou menos isso que a Mercedes e o Lewis Hamilton sentiram nessa corrida da Hungria. Depois de um começo de ano com um carro pra lá de desequilibrado e que gastava mais pneu que gasolina, a dupla germânico-britânica deu a resposta na pista mais travada do campeonato (sim pista, porque Mônaco é rua!) o quanto eficiente a equipe pode ser depois das férias de verão no hemisfério norte.
Foi um fim de semana quase perfeito em todos os sentidos para o time, o mico ficou para o Nico, que tomou logo de cara um chega pra lá e uma batida do Massa, fora isso, a equipe tinha tudo pra fazer dobradinha no pódio de Hungaroring. Começa agora a ser separado o joio do trigo, quem vai brigar com o Vettel pelo campeonato de quem esta lá apenas para ser uma chicane ambulante. Definitivamente a Mercedes entrou na briga junto com a Lotus do Raikkonen deixando a atrapalhada Ferrari a ver navios.
Com relação a escuderia italiana, posso dizer sem medo de errar que, com essa dupla de pilotos nada vai acontecer. Alonso não esta tão à vontade como demonstra e o Massa realmente não faz parte do time dos mais rápidos e, não me surpreenderia se os dois estivessem fora do time no fim do ano. Alonso, aliás, já esta sinalizando que pode não ficar até o termino do contrato em 2016, não diz estar procurando vaga, mas seu empresário já o ofereceu pra Red Bull. Já Massa, que também diz estar tranqüilo (sic) acredita que vai correr no ano que vem pelo time de Maranello. Bullshit! Estão os dois é tentando jogar pra torcida, correndo em todas as posições e não se fixando em nenhuma delas.                  Com essa parada no meio do ano, as cadeiras começam a se mover, iniciadas com a notícia que o Webber ano que vem vai estar longe dessa parafernália toda. Para o lugar do australiano existem vários pilotos candidatos e poucos com chances reais. Acredito que o Ricciardo tem mais a cara do time e pode ser o companheiro do Vettel ano que vem, mas a grande movimentação deve ficar por conta das outras equipes. Esta claro que, se Alonso sair para outra equipe (o meu passarinho na janela diz que pode ser a Lotus) a Ferrari deve buscar um campeão do mundo para o seu lugar. Tem Button e Raikkonen na jogada, e eu acredito que o inglês tenha mais chances. Isso pode abrir de novo a porta pro finlandês voltar pra McLaren com motor Honda em 2014, nada mal para quem já vai estar com 34 anos e perto de se aposentar.
Suposições e especulações à parte, o importante é que, caso não aconteçam mudanças nos times e nas regras para o ano que vem dificilmente a Fórmula 1 vai voltar a ter a audiência e o interesse que bombavam há alguns anos. O dinheiro vai continuar entrando, e muito, mas até quando isso vai valer a pena para quem anuncia? A hora é de mudança e de direcionamento de novos rumos, a categoria mais importante do automobilismo tem que criar novas formas de atrair quem vai embora, de prestigiar quem fica e de profissionalizar quem esta lá só por diversão, até porque campeões compraram vagas em equipes pequenas no inicio de suas carreiras e isso nunca os descredenciou.
Essa foto tirada no começo do ano mostra os pilotos que disputam o campeonato de 2013. Você acredita que em 2014 pelo menos 5 deles trocam de lugar? É uma incógnita que vai começar a ser decifrada na Bélgica.
Nessa duvida colocada na cabeça dos dirigentes e donos de equipes, apenas uma coisa é certa, na semana que teve o nascimento de um novo príncipe na realeza inglesa, Hamilton começa a nadar de braçada em busca do segundo título na carreira, e acredito que vai com tudo incomodar o tetra do quase imbatível Vettel. Melhor que isso, só mesmo a transmissão da corrida húngara feita pelo Sportv, com o Sergio Mauricio e o Lito Cavalcanti dando um show coadjuvado pelo Max Wilson, mostrando que, como a Mercedes, é assim que se faz!

 A gente se encontra na semana que vem!

Beijos & queijos

e-mail: coluna.site@gmail.com
Follow me on twitter: @borrachatv
http://borrachatv.blogspot.com.br/


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0