José “Mahar” Rezende
Especial
Pela décima vez acontece na Serra Gaucha o tradicional Rally de autos antigos do Classic Car Club do Rio Grande do Sul. Tradicionais festeiros do carro de outrora, os membros do Classic realizam um animado evento que já está no programa de quem gosta de usar carros do passado. Uma organização impecável conduz o grupo aos mais belos pontos da famosa Serra Gaucha partir do mar, unindo a costa do Rio Grande a gramado, que será o ponto central do Rally.
São dois dias de percurso com aproximadamente 250 km cada um, permitindo que os dias sejam agradáveis e sem cansaço. O Rally começa com uma prova de habilidade condutiva no Autódromo de Tarumã, onde todos poderão provar sua mestria no comando de um carro sem riscos maiores. Depois haverá a largada de um em um minuto em direção à costa pela rota da Freeway até chegar a Borússia, onde haverá o almoço em um lugar especial, de linda visão dos arredores
No segundo dia o percurso será pelas cidades da Serra, como São Francisco de Paula, canela e volta a gramado, onde será o encerramento e a premiação no sábado à noite. Isso acontecerá em um Hotel da melhor qualidade, o Laghetto, que hospeda o Rally nos dois dias de evento.
O Rally é reservado na premiação aos veículos de mais de vinte anos de idade, porém com uma previsão para alguns veículos mais novos, que correrão Hors Concours.
Muitos concorrentes vêm do Uruguai, inclusive um raro no Brasil IKA Renault Torino, o famoso “Jaguar” argentino. Outros vêm de vários estados brasileiros, como São Paulo, de onde vem o atual líder do Campeonato de Rally Histórico da FBVA, Emanuel Zveibil e sua Alfa Romeo, além do próprio Presidente da FBVA, Henrique Thielmann em uma Mercedes Benz 350 SL impecável
Além disso, ali estarão muitos carros esportivos como Alfa Romeo, que comemora 100 anos em 2010, incluindo uma rara 2600 Spider do Presidente do Clube Alfa Romeo de São Paulo, W. Natali, e muitos BMW e Mercedes Benz. Mas para mostrar que não há preconceitos e que todos podem curtir seus clássicos também participa do Rally de regularidade uma imensa Cadillac Eldorado 1968, um dos raros carros americanos de tração dianteira nos anos 60.
O clima é descontraído e alegre, sem disputas renhidas mas com alguns dos participantes levando muito a sério as médias de velocidade estabelecidas pelo clube. Mesmo que não sejam altas e respeitem os regulamentos de transito em vis abertas ao tráfego, é preciso muita concentração para não perder pontos que serão preciosos na contagem final de classificação. Outros irão pelo prazer de dirigir seus carros dentro de um grupo de gente amiga e hospitaleira que tem o mesmo interesse no carro antigo. Uma verdadeira festa do carro antigo em movimento!