Bruno Senna ganha mais uma no Endurance

prototipo

Bruno Senna conquistou neste domingo sua segunda vitória na classe GTE Pro do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Ao lado do francês Fred Makowiecki, o piloto da equipe oficial da Aston Martin venceu as 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin (Texas). Ao comando do Vantage, a dupla saiu na pole e liderou quase toda a prova, mas jamais deixou de ser ameaçada pelas Ferrari. Na bandeirada, a vantagem do modelo inglês sobre o F458 dos italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni foi de apenas 15 segundos. O protótipo Audi R18 e-tron quattro do trio Tom Kristensen-Allan McNish-Loic Duval ganhou na classificação geral.
Bruno estreou na categoria vencendo em Silverstone, terminou em segundo em Spa, resultados que lhe deram a liderança entre os pilotos da GTE, mas caiu para 7º ao zerar nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de São Paulo. Com a recuperação exatamente no circuito onde havia pontuado pela última vez em 2012 na Fórmula 1, com o 10º lugar pela Williams no GP dos Estados Unidos, subiu para a 5ª posição com 71 pontos, contra 99 dos ponteiros Fisichella e Bruni.
De volta ao cockpit do Vantage, Makowiecki respondeu pelos turnos inicial e último. Bruno manteve o forte ritmo do parceiro no meio da prova e, com uma bem-calculada estratégia, a centenária marca britânica garantiu a vitória com uma rápida quinta e última parada apenas para reabastecimento quando restavam apenas 10 minutos. “Foi muito duro. A Ferrari nos pressionou o tempo todo, mas o que importa é que chegamos à frente”, celebrou Bruno, antes de receber o parceiro com um abraço.
O calendário voltará a ser movimentado dias 18, 19 e 20 de outubro em Suzuka, no Japão.

O resultado da classe GTE Pro:

1 – Bruno Senna-Fred Makowiecki (Aston Martin Vantage), 167 voltas
2 – Giancarlo Fisichella-Gianmaria Bruni (Ferrari F458), a 15s215
3 – Toni Vilander-Kamui Kobayashi (Ferrari F458), a 16s959
4 – Marc Lieb-Richard Lietz (Porsche RSR 911), a 1min25s184
5 – Jörg Bergmeister-Patrick Pilet (Porsche RSR 911), a 24voltas
6 – Darren Turner-Stefan Mücke-Oliver Gavin (Aston Martin Vantage), a 69 voltas
7 – Pedro Lamy-Richie Stanaway-Paul Dalla Lana (Aston Martin Vantage), a 103 voltas