O traçado do Velopark sediou neste domingo uma das corridas mais movimentadas e disputadas da história do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil. E coube a Constantino Júnior receber a bandeirada quadriculada em primeiro lugar, depois de uma sucessão de disputas e acidentes. Ricardo Rosset terminou em segundo lugar e Tom Valle em terceiro. Com esse resultado, Rosset assumiu a liderança do campeonato.
A corrida começou com um acidente logo na primeira curva. Uma sucessão de toques culminou com o pole position Otávio Mesquita rodando à frente do pelotão e causando uma reação em cadeia que prejudicou, além do próprio Mesquita, a Alexandre Barros (até então líder do campeonato), Miguel Paludo, vencedor da prova 5 (realizada no sábado) e Elias Azevedo, terceiro no grid. Barros precisou parar no box para trocar um pneu e fez toda a corrida uma volta atrás dos líderes, enquanto Mesquita caiu para último. Paludo perdeu várias posições e se atrasou ainda mais ao evitar um acidente com Esio Vichiese, que rodou à sua frente. Tom Valle também recebeu uma batida, mas escapou da confusão e assumiu a liderança seguido por Constantino Júnior, Clemente Lunardi, Leo Burti e Ricardo Rosset. Lunardi e Constantino chegaram a trocar de posição, enquanto Burti rodou na quarta volta ao tentar ultrapassar Rosset e perdeu muitas posições.
Nas primeiras dez voltas, Valle, Lunardi, Constantino e Rosset disputaram a liderança. Após 14 passagens, Constantino ultrapassou Lunardi e partiu para cima de Valle, que tinha problemas de estabilidade em seu carro e escorregava muito nas curvas. Mais quatro voltas e Constantino assumiu a liderança, deixando para Valle a tarefa de se defender dos ataques de Rosset. Com o equipamento desgastado, Valle não teve condições de evitar a ultrapassagem de Rosset a três voltas do final. Ele terminou em terceiro lugar, tendo Baptista e Lunardi em seu encalço. Miguel Paludo recebeu a bandeirada em sexto, fazendo uma corrida de recuperação depois dos incidentes no começo da prova. Outros destaques foram Felipe Johannpeter, Lucas Molo, Maurizio Billi e Daniel Paludo. Eles largaram do meio para o final do pelotão e completaram nesta ordem os dez primeiros colocados, com Johannpeter e Molo conseguindo seus melhores resultados na 997.
Depois da corrida, Constantino comemorou muito a vitória e comentou a corrida. “A largada foi uma confusão, até pela característica da pista”, explicou. “O Tom estava muito rápido e foi bem difícil de passar. Estou muito contente por voltar à categoria e vencer aqui no Velopark.”
Para Rosset, novo líder do campeonato, a corrida foi bastante trabalhosa. “Os toques da primeira volta desalinharam meu carro. Quando cheguei no Tom, vi que os pneus dele já tinham um desgaste bem grande e consegui ultrapassá-lo. Corri com uma certa cautela porque percebi que o Alexandre estava atrasado e os pontos seriam importantes para mim”, explicou. Valle, por sua vez, salvou o terceiro lugar com um carro que parecia andar mais para os lados do que para a frente: “Na largada, fui empurrado e acabei empurrando também. Meu carro ficou esquisito, mas do meio da corrida pro fim começou a melhorar. Abri uma certa folga, mas aí os pneus começaram a sentir o esforço. Segurei o que deu, de uma forma limpa. Foi uma corrida muito divertida”.
Resultado final da prova 6 do Porsche GT3 Cup 997:
1º) 00-Constantino Júnior – 26.01.557 – 27 voltas – 134,575 Km/h
2º) 1-Ricardo Rosset – 5.357
3º) 99-Tom Valle – 7.570
4º) 27-Ricardo Baptista – 7.797
5º) 7-Clemente Lunardi -7.947
6º) 77 – Miguel Paludo – 10.643
7º) 73 – Felipe Johannpeter – 20.068
8º) 46 – Lucas Molo – 26.870
9º) 34 – Maurizio Billi – 28.324
10º) 89 – Daniel Paludo – 29.496
11º) 55-Marcel Visconde – 30.386
12º) 52 – Beto Posses – 43.845
13º) 51 – Otávio Mesquita – 49.536
14º) 9-Guilherme Figueirôa – 1 volta
15º) 4-Alexandre Barros – 1 volta
16º) 63-Sergio Ribas – 1 volta
17º) 16-Esio Vichiese – 1 volta
18º) 11-Omilton Visconde Jr. – 2 voltas
19º) 87-Leo Burti – a 7 voltas (detrito enroscado no carro)
20º) 2-Elias Azevedo – 18 voltas (radiador)
21º) 10-Adalberto Baptista – 25 voltas (acidente)
Melhor volta: Miguel Paludo – 52.943 na volta 26.
Classificação do Porsche GT3 Cup 997 após seis provas:
1) Ricardo Rosset, 96 pontos; 2) Alexandre Barros, 91 pontos; 3) Miguel Paludo, 72; 4) Clemente Lunardi, 71; 5) Ricardo Baptista, 63; 6) Leo Burti, 62; 7) Tom Valle, 50; 8) Elias Azevedo, 42; 9) Marcel Visconde, 41; 10) Sérgio Ribas, 39; 11) Maurizio Billi, 37; 12) Constantino Júnior, 34; 13) Daniel Paludo, 28; 14) Guilherme Figueirôa, 22; 15) Beto Posses, 20; 16) Lucas Molo, 17; 17) Charles Reed, 16; 18) Omilton Visconde Júnior, 15; 19) Felipe Johannpeter, 13; 20) Otávio Mesquita, 10; 21) Ésio Vichiese, 9; 22) Danilo Fernandez, 9; 23) Adalberto Baptista, 8; 24) Bernardo Parnes, 4; 25) Ricardo Vianna, 4; 26) Marcelo Ometto, sem pontos.