Dia 16 tem mais uma etapa da Copa Kawazaki Ninja

Os pilotos  da Copa Kawasaki Ninja se preparam para a  próxima etapa do campeonato, dia 16 de maio no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A liderança está com Douglas Figueiredo, da equipe AndorraKawasaki, com uma vitória e um terceiro nas duas etapas já corridas.

As motos Kawasaki Ninja 250R disputam as corridas sem preparação especial, mantidas suas especificações originais de fábrica, mas com adaptações para a pista. Entre elas, o desligamento das lanternas traseiras e dos piscas, que são retirados, como também os espelhos retrovisores. Na lâmina do farol dianteiro, também desligado, é colado o número da moto.

Ao lado da troca obrigatória dos pneus originais pelos Pirelli, de mesmas dimensões, exigência de patrocínio, e também da inversão (não obrigatória) do pedal de troca de marchas – a primeira fica para cima e as demais marchas para baixo, facilitando as trocas com as motos inclinadas nas curvas – ficam praticamente por aí as modificações regulamentadas.

Mas é permitida ainda a troca da relação de transmissão secundária, com o uso de outras coroas e pinhões ligadas pela corrente de transmissão, alterando para mais longa ou mais reduzida a relação final. Entretanto, essa alternativa é pouco usada no circuito de Interlagos, onde serão corridas todas as cinco etapas do certame nesta temporada.

Mas há ainda outras alternativas, todas elas de regulagens. Caso da pressão usada nos pneus que, ao contrário dos automóveis, na pista fica abaixo das recomendas para uso normal, basicamente na dependência das condições de temperatura ambiente, da pista e principalmente do peso dos pilotos. O peso é também referência para as equipes que optam por reduzir a relação final de transmissão (coroa e pinhão), geralmente para pilotos mais pesados, conseguindo assim melhor retomada de velocidade na saída de curvas.

No caso das suspensões, mantidas originais, algumas equipes trocam o óleo das bengalas, por exemplo. Estes acertos de “sintonia fina” fazem a diferença diante da igualdade no desempenho das motos. E mantêm baixo o custo