Farfus é punido na abertura da DTM

FarfusDTM

Cheia de novidades, a etapa de abertura da temporada 2015 do DTM começou no último domingo (3 de maio), em Hockenheim, com a realização de mais uma classificação e a segunda corrida do fim de semana, que agora é disputado no formato de rodadas duplas. Para Augusto Farfus (único brasileiro na competição), porém, o dia não teve um saldo positivo. O brasileiro, que havia se classificado em 13º, sofreu nova punição, desta vez porque a equipe abriu a caixa de pneus de chuva lacrados antes do permitido, e teria de largar em 18º. Contudo, com a punição de outros dois pilotos, saiu em 16º. Sem contar com o melhor acerto na chuva, Farfus completou as 35 voltas apenas na 21ª posição. Como previsto, a chuva realmente deu as caras no tradicional circuito alemão, na tomada de tempos e de forma mais intensa pouco após a largada para a corrida, que teve duração de 60 minutos mais uma volta e um pit-stop obrigatório. O curitibano e a equipe BMW Team RBM acertaram na estratégia, antecipando a entrada de Farfus aos boxes para colocar os pneus para pista molhada, e assim devolveram o piloto à pista entre os 10 melhores, porém Augusto teve problemas mecânicos e, sem um bom ritmo, foi perdendo posições nas disputas. O brasileiro ainda parou pela segunda vez nos boxes para ajustes, mas não teve tempo suficiente para uma recuperação. O sueco Mattias Ekstrom, da Audi, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, seguido por seu companheiro de equipe, o italiano Edoardo Mortara, e o inglês Gary Paffett, representante da Mercedes, completou o pódio. No dia anterior, Farfus completou a primeira corrida em 10º, largando do fim do grid – também por ter de cumprir uma punição, por falta de amostra de combustível suficiente para vistoria na classificação, após ter marcado o 3º melhor tempo -, e conquistou seu primeiro ponto do ano. Na soma dos resultados, o brasileiro ocupa a 15ª posição geral. A segunda etapa do campeonato acontece entre os dias 29 a 31 de maio, no circuito de Lausitzring, traçado localizado na parte mais oriental da Alemanha. Farfus está confiante para o próximo desafio, já que essa foi a pista onde o piloto conquistou seu primeiro pódio na categoria, em 2012. Antes disso, nos dias 16 e 17 de maio, ele participa da tradicional prova de 24 Horas de Nurburgring, também na Alemanha. Augusto Farfus: “Hoje foi um dia para esquecer. Infelizmente tivemos vários problemas no carro e o ritmo na chuva era muito ruim, além da penalização, que custou cinco posições no grid de largada, então tudo isso nos impediu de brigar por melhores posições. Mas paciência, vamos pensar na próxima. O campeonato é longo, temos mais 16 corridas, e Lausitzring é uma pista onde já conquistamos bons resultados, então é isso que vamos buscar na próxima etapa”.

Resultado da corrida 2 – DTM, 1ª etapa, Hockenheim: 1. Mattias Ekstrom – Abt – Audi – 35 voltas – 1h02m43.856s 2. Edoardo Mortara – Abt – Audi – 7.361s 3. Gary Paffett – ART – Mercedes – 8.171s 4. Martin Tomczyk – Schnitzer – BMW – 18.785s 5. Marco Wittmann – RMG – BMW – 28.929s 6. Mike Rockenfeller – Phoenix – Audi – 29.819s 7. Robert Wickens – HWA – Mercedes – 30.678s 8. Pascal Wehrlein – HWA – Mercedes – 34.085s 9. Bruno Spengler – MTEK – BMW – 38.929s 10. Timo Glock – MTEK – BMW – 39.812s 11. Christian Vietoris – HWA – Mercedes – 42.630s 12. Timo Scheider – Phoenix – Audi – 46.180s 13. Jamie Green – Rosberg – Audi – 48.527s 14. Maxime Martin – RMG – BMW – 49.838s 15. Daniel Juncadella – Mucke – Mercedes – 50.379s 16. Maximilian Gotz – Mucke – Mercedes – 53.207s 17. Tom Blomqvist – RBM – BMW – 1m06.932s 18. Miguel Molina – Abt – Audi – 1m11.439s 19. Nico Muller – Rosberg – Audi – 1m12.182s 20. Antonio Felix da Costa – Schnitzer – BMW – 1m21.578s 21. Augusto Farfus – RBM – BMW – 1m24.372s 22. Paul Di Resta – HWA – Mercedes – 1m34.157s Não completaram: Adrien Tambay – Abt – Audi Lucas Auer – ART – Mercedes


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0