Felipe Guimarães defende vice-liderança na F3 Inglesa

197058_331707_19869_felipeguimaraes_williambuller_sean_gelael_press_web_
A história começou com Emerson Fittipaldi em 1969. Nelson Piquet em 1978 e Ayrton Senna em 1983 foram outros pilotos do Brasil que depois de dominarem o Campeonato Inglês de Fórmula 3 conquistaram mais de um título de Campeão Mundial de Fórmula 1.
Ainda tiveram os brasileiros José Carlos Pace, Chico Serra, Mauricio Gugelmin, Rubens Barrichello, Gil de Ferran, Mário Haberfeld, Antonio Pizzonia, Nelson Ângelo Piquet e Felipe Nasr que também venceram este certame britânico, e todos chegaram até a F1 ou Fórmula Indy. O fato é que este torneio é o maior formador de campeões de categorias top entre todas as modalidades do automobilismo.
Em 2013 é a vez do brasiliense Felipe Guimarães (Jesus Saves/Fittipaldi/Marc Jr) tentar a mesma caminhada daqueles 12 compatriotas para chegar ao topo do automobilismo, contando com o apoio de Emerson Fittipaldi. E ele começou bem, ocupando a vice-liderança do campeonato depois de apenas três corridas.
Neste final de semana (26 e 27/7) o único brasileiro na categoria vai disputar a segunda rodada tripla no desafiador circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. “Estou indo bem animado, não só pela minha vitória no último domingo (21/7) em Interlagos, mas pelo que fiz na terceira e última corrida em Silverstone. Estou muito confiante em ter um desempenho melhor do que na rodada de abertura do campeonato”, confia o vice-líder, que computa 31 pontos, 23 de desvantagem para o norte-irlandês William Buller.
“Meu maior concorrente é o Buller, experiente e que está na quarta temporada na Fórmula 3 inglesa, além de ser rápido e arrojado”, adverte o brasiliense, que no Campeonato Sul-americano de F3 deste ano já venceu seis das oito provas disputadas.
O brasileiro está correndo pela Fortec Motorsport e só teve contato com o time na rodada tripla que abriu o campeonato no circuito de Silverstone, na Inglaterra. “Agora já tenho a confiança do meu engenheiro e estou mais entrosado com a equipe. Na primeira rodada a Fortec só conseguiu acertar o meu equipamento para a última corrida, mas creio que em Spa já vou ter um carro do jeito que eu gosto e vai ficar mais fácil pilotar”, acredita o jovem de 22 anos de idade.
Toda a confiança de Felipe Guimarães é compartilhada pelo seu tutor, o ex-piloto de Fórmula 1 Alex Dias Ribeiro, que tem acompanhado o brasiliense nas provas. “A expectativa é boa porque ele já conhece um dos circuitos mais complexos e completos do calendário. Ele já correu em Spa de GP3 e tem boa chance de pontuar bem”, confia o ‘coach’.

A pontuação do Campeonato Inglês de Fórmula 3 2013 está assim:
1) William Buller (Irlanda do Norte), Fortec Motorsport, 54;
2) Felipe Guimarães (Brasil), Fortec Motorsport, 31;
3) Antonio Giovinazzi (Itália), Double R Racing, 30;
4) Jordan King (Inglaterra), Carlin, 30;
5) Sean Gelael (Indonésia), Double R Racing, 29;
6) Nicholas Latifi (Canadá), Carlin, 25;
7) Tatiana Calderon (Colombia), Double R Racing, 20;
8) Jann Mardenborough (Inglaterra), Carlin, 17;
9) Felix Serralles (Porto Rico), Fortec Motorsport, 15.

Confira o calendário do Campeonato inglês de Fórmula 3 2013:
25 e 26/5 – Silverstone (Inglaterra)
26 e 27/7 – Spa-Francorchamps (Bélgica)
10 e 11/8 – Brands Hatch (Inglaterra)
21 e 22/9 – Nurburgring (Alemanha)


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0