A Fórmula Ford presta neste final de semana uma homenagem especial a Ayrton Senna, tricampeão do mundo que amanhã (1º de maio) será lembrado pelos fãs do automobilismo de todo o mundo, na data que marca os 20 anos de sua morte no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. A homenagem será feita no circuito de Thruxton, em Hampshire, onde Senna conquistou seu primeiro pódio na Fórmula Ford, durante a prova do Campeonato Dunlop MSA de Fórmula Ford da Grã-Bretanha. Ayrton foi para a Grã-Bretanha em 1981, aos 20 anos de idade, para dar continuidade à sua carreira de piloto, depois de fazer sucesso no kart no Brasil. Como muitos pilotos estreantes, ele decidiu que a Fórmula Ford era a categoria ideal para aprimorar a arte das corridas em monoposto. Senna estreou no volante de seu Fórmula Ford 1600 em Brands Hatch, no início de março de 1981, e impressionou com um quinto lugar. Uma semana depois chegou em terceiro lugar em Thruxton e, na semana seguinte, comemorou a primeira vitória em Brands Hatch debaixo de chuva. Ayrton venceu 12 das 19 corridas daquela temporada e foi campeão absoluto do Campeonato Britânico RAC de Fórmula Ford, e também do Campeonato Townsend Thoreson de Fórmula Ford.
Carreira Para Alan Cornock, então responsável pelo chassi de sucesso da Fórmula Ford, fabricado pela Royale, e hoje representante da Mygale, principal fornecedora da Fórmula Ford, Senna foi um rival implacável do piloto principal da Royale, Rick Morris. “Ayrton corria pela Van Diemen e foi de longe o nosso concorrente número um. Ele era muito jovem quando chegou, mas totalmente dedicada ao que fazia – tudo o que ele queria era vencer. Lembro que nós o vencemos várias vezes com Rick, que era muito mais velho e não se dava muito bem com o Ayrton. Rick era um piloto experiente e talentoso, mas um homem casado e amador, enquanto Ayrton era o jovem ascendente e profissional que não gostava de ser derrotado por ele. Este era o seu perfil.” “Acho que ninguém naquele momento realmente pensou que Senna seria tão notável como se tornou. Havia um monte de jovens rápidos sul-americanos chegando e ele foi certamente um dos melhores, mas acho que ninguém o reconheceu na época como um futuro campeão mundial. Conforme o tempo passou e ele foi subindo de categoria, tornou-se mais evidente era excepcional”, diz Cornock. Depois do sucesso inicial, Senna voltou à Grã-Bretanha em 1982 e correu na Fórmula Ford 2000. Mais uma vez, ganhou os dois campeonatos mais importantes, o Pace British FF2000 e o Campeonato Europeu FF2000, e na temporada seguinte conquistou o título britânico de Fórmula 3. A carreira de Senna na Fórmula 1 começou na equipe Toleman, apenas três temporadas depois de sua estreia na Formula Ford, e ele conquistou suas primeiras vitórias em Grandes Prêmios com a Lotus, em 1985. O primeiro de seus três títulos mundiais veio com a McLaren, em 1988, e sua última vitória em um Grande Prêmio foi em 1993, no volante de uma McLaren/Ford. “Senna tinha essa extraordinária capacidade de tirar até a última gota de desempenho de um carro”, diz Gerard Quinn, chefe da Ford Racing na Europa. “Lembro-me de vê-lo vencer o Grande Prêmio da Europa de 1993, debaixo de uma chuva torrencial em Donington Park – ele estava de tirar o fôlego naquele dia, pilotando o McLaren-Ford. Nós, da Ford Racing, somos tremendamente orgulhosos dessa associação com Senna no início de sua carreira como piloto na Fórmula Ford.”
Exposição
Para marcar o 30º aniversário da estreia e os 20 anos do legado de Ayrton Senna, considerado o maior piloto de corridas do mundo, a Proud Galleries, de Londres, apresenta uma exposição oficial até o dia 4 de maio, em parceria com a Sutton Images e o Instituto Ayrton Senna. A coleção de fotografias, tiradas por Keith Sutton, retrata a carreira brilhante de Senna desde seu início na Fórmula Ford até o domínio da Fórmula 1. Todas as imagens têm direitos autorais de Keith Sutton/Sutton Images. Mais detalhes da exposição estão disponíveis em www.proud.co.uk.