Jochen Mass acelera o Porsche Challenge

 
Um personagem muito especial se integrou ao Porsche GT3 Cup Challenge Brasil nesta sexta-feira: o ex-piloto alemão Jochen Mass, vencedor do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 em 1975 e da 24 Horas de Le Mans de 1989. Convidado por Dener Pires, diretor da categoria, Mass participou das duas sessões de treinos livres da Porsche Challenge no Circuit de Catalunya, onde a categoria brasileira integra o Espíritu de Montjuïc, evento de carros de competição históricos que acontece na pista catalã.

Mass elogiou a categoria e os pilotos. “Acho excelente ter uma única equipe para preparar todos os carros. Torna a competição mais equilibrada”, declarou. “Gostei do nível dos participantes. São talentosos, guiam bem. Vi somente uma rodada durante o tempo em que estive na pista.” Mass fez sua melhor volta em 2:01.160, na primeira sessão, sem chegar a levar o carro ao limite. “Ele queria conhecer a máquina, não tinha nada a provar para ninguém”, conta Marcos Carrasco, engenheiro responsável pelo atendimento ao alemão. “Trabalhar com ele foi uma grande experiência. Ele sabe tudo, olhou os gráficos dos computadores e sabia exatamente o que precisava fazer para andar mais rápido, se fosse necessário.” O mecânico Hélcio Nagamine destacou a técnica do alemão: “Ele sabia exatamente o que ia fazer e não demonstrava nenhuma afobação”. Diego Ferraz, que também atendeu Mass, brincou: “Tudo nele era absolutamente natural, tranquilo mesmo. Parecia estar saindo para ir à padaria, e não saindo do box com um carro de competição”. Vários pilotos das categorias Cup e Challenge fizeram questão de conversar e tirar fotos com o alemão, atualmente com 66 anos.

Jochen Mass estreou na Fórmula 1 em 1973 e correu na Fórmula 1 até 1982. Sua melhor fase aconteceu quando correu na McLaren, entre 1975 e 1977. Paralelamente à Fórmula 1, fez uma sólida carreira em provas de carros esporte, sendo piloto oficial da Porsche entre 1976 e 1987. Venceu em 1989 a 24 Horas de Le Mans, pilotando um Sauber-Mercedes. Nessa equipe, atuou como orientador de um jovem chamado Michael Schumacher. “Ele era muito talentoso. Quando começou, muito impetuoso. A equipe tinha um programa de orientação aos jovens pilotos e trabalhamos muito bem juntos”.

Ao longo de sua carreira, Mass foi companheiro de três pilotos brasileiros: José Carlos Pace (na equipe Surtees, em 1973 e 1974), Emerson Fittipaldi (McLaren, 1975) e Raul Boesel (March, 1982). Tem boas recordações de cada um deles: “Emerson era um grande piloto e não é à toa que foi duas vezes campeão do mundo. Pace era um grande cara, também excelente piloto, e foi uma pena ter morrido tão cedo em um acidente de avião [em 1977]. Raul era muito jovem quando corremos juntos e era igualmente bom. Infelizmente, nunca teve um bom carro na F1”.

A única vitória de Mass na Fórmula 1 aconteceu no antigo circuito de rua de Montjuïc, numa corrida que foi encerrada prematuramente após um acidente que matou seis espectadores. Antes da corrida, os pilotos perceberam que o circuito era extremamente inseguro e tentaram boicotar a corrida, mas correram devido à perssão dos organizadores espanhóis. “Sugeri fazermos uma corrida lenta e todos concordaram. Mas quando deram a largada, todo mundo correu normalmente. Muitos acidentes aconteceram, até que Pace e Rolf Stommelen bateram. Assumi a liderança e logo depois a corrida foi paralisada. Não foi uma vitória alegre”, recorda. Em compensação, Mass tem ótimas lembranças de sua carreira nos carros esporte. “Fui piloto da Porsche por onze anos, e depois me integrei à Mercedes. Foi uma época fantástica”, finalizou.

Neste sábado, os pilotos da Porsche Cup e da Porsche Challenge definem o grid da corrida 3 de cada categoria, que será disputada poucas horas depois. No domingo, acontece a corrida 4, que será disputada conjuntamente com a da Porsche Challenge. O portal Terra transmitirá esta corrida ao vivo a partir das 8:10 (horário de Brasília). Em seguida, serão exibidos os VTs da prova 3 da Cup (às 9:00) e da prova 3 da Challenge (às 9:30).

A programação para o final de semana é a seguinte (horários da Espanha, cinco horas à frente do de Brasília):

Sábado, 13 de abril
9:00 às 9:25 – treino classificatório Porsche Cup
11:05 às 11:30 – treino classificatório Porsche Challenge
14:30 – prova 3, Porsche Cup
16:50 – prova 3, Porsche Challenge

Domingo, 14 de abril
13:10 – Prova 4, Porsche Cup + Porsche Challenge