“Asas de gaivota” e injeção direta eram os destaques do MB 300 SL

Um dos automóveis mais espetaculares de todos os tempos está comemorando 70 anos. Apresentado no Salão de Nova York, em 6 de fevereiro de 1954, o Mercedes Benz 300 SL foi a sensação do evento. Logo se tornou um dos modelos mais desejados pelos endireirados.  Com as revolucionárias portas denominadas de asas de gaivota, únicas em um veículo de produção na época.

O design exterior do 300 SL remetia ao modelo competição de 1952, com o qual a marca fez um retorno brilhante ao automobilismo internacional. As vitórias obtidas nas tradicionais corridas de Mille Miglia, Le Mans, Carrera Panamericana estão presentes no DNA dos modelos de produção a partir de 1954.

As portas de abertura para cima foram inspiradas a partir da versão das pistas, e tinham a forma de “asas de gaivota”. Para a sua concepção, foram necessárias várias soluções específicas de design e construção. As molas montadas no topo eram discretas, mas essenciais. Elas facilitavam a abertura das portas e as mantinham na posição aberta – um recurso de conforto importante para a versão de produção. As molas estavam alojadas em elegantes tubos cromados.

As janelas basculantes do modelo de competição não podiam ser utilizadas. As janelas retangulares do 300 SL eram removíveis e podiam ser transportadas no porta-malas. Uma alavanca liberava o mecanismo de retenção. O suprimento de ar fresco era, portanto, “tudo ou nada”. Também havia pequenas janelas de quartos giratórias para auxiliar na ventilação.

Outra consequência das portas de asa de gaivota foi o mecanismo do volante, que permitia mover o volante para baixo ou para cima e assim facilitar o acesso ao esportivo. Apesar do volante basculante, entrar no Coupé não era exatamente uma simples tarefa. Isso mudou quando o modelo sucessor, o 300 SL Roadster, foi lançado em 1957. A versão conversível tinha portas com abertura “normal”. Para isso, a estrutura foi modificada e rebaixada nos pontos de entrada.

A maçaneta externa da porta era um detalhe atraente e funcional. Uma leve pressão e a maçaneta saia permitindo a abertura da porta. Os modelos atuais da Mercedes-Benz revisitaram esse princípio: eles têm maçanetas de porta embutidas. Elas se estendem automaticamente assim que a chave do veículo está nas proximidades e se retraem novamente assim que o carro é travado ou sai.

O 300 SL W198 tinha inúmeras outras características como por exemplo, a distribuição de peso quase ideal e o inovador motor de seis cilindros, que o tornaram um legítimo superesportivo. Foi o primeiro automóvel de produção em série do mundo a apresentar um motor de injeção de quatro tempos com injeção direta.

Essa formação inovadora aumentou a potência do motor em cerca de 25%, dos 170 hp do modelo de competição para 215 hp. Isso proporcionou uma velocidade máxima de até 250 km/h – desempenho absolutamente extraordinário na metade da década de 1950. Outra novidade foi o design frontal com uma grande estrela central.