Citroen DS19, muito à frente da sua época

O design pode até ser questionado, tanto que logo ganhou o apelido de “Boca de Sapo”, mas o Citroën DS foi com toda a certeza, um dos mais fantásticos e tecnologicamente avançados carros  do século passado.  O ano de 1955 foi rico para a história. As Forças Aliadas desocuparam a Alemanha Ocidental, o Pacto de Varsóvia, reagrupou os exércitos dos países de Leste sobre o comando da extinta União Soviética, Winston Churchill era demitido, o Caravelle avião revolucionário vôo pela primeira vez, inglês Kapany inventou a fibra óptica, os americanos começaram a aplicar a vacina anti-poliomielite, James Dean no filme East of Eden (A Leste do Paraíso) de Elia Kazan começava a sua consagração e a Citroën mostrou o DS 19, no Salão de Paris. Mais que um simples ano, o 1955 foi uma efervescência desde o seu começo. Sem grade frontal, uma revolução para a época, o DS 19 tinha linhas aerodinâmicas, arredondadas e suaves. De cara, impressionou o mundo pelo seu arrojo, ainda mais para a época. Durante muitos e muitos anos, o DS19, foi um carro que dava status e prestigio. O DS era uma referência a “Deusa” e “19” ao motor de quatro cilindros em linha, de 1911 centímetros cúbicos e 75 cavalos de potência.


Pesando 1100 quilos, o DS 19 atingia incríveis 140 quilômetros por hora e foi responsável por uma infinidade de avanços tecnológicos, como um sistema hidráulico, gerenciado por uma bomba montada no motor, que permitia comprimir nitrogênio através de um fluido hidráulico sob pressão. Além da suspensão fantástica, que permitia uma estabilidade impar e muito conforto, o gás com pressão aliviava o pedal da embreagem, a direção e freios que naquela época já possuíam dois circuitos independentes e repartidor automático pelos eixos, discos nas rodas dianteiras. O carro causou tanto impacto que com menos de uma hora de Salão, foram vendidas 749 unidades e no fim do primeiro dia, 12 mil veículos. Ao total, entre sedan, conversível e a perua, foram vendidas 1.456.115 unidades ao longo de 20 anos de produção.