Com design agressivo, chega o novo Fiesta sedan

New Fiesta Sedan 2014 (13) A Ford apresentou o novo Fiesta Sedan 2014, que chega no mercado a partir deste mês. Lançado no Brasil simultaneamente com a América do Norte, ele chega com preço a partir de R$ R$49.990 e destina-se ao segmento de compactos premium.
As duas versões de acabamento do veículo, SE e Titanium, são as mais completas da categoria. Ambas são equipadas com motor Sigma 1.6 TiVCT de 130 cv, com sistema de partida a frio “Ford Easy-Start” e a opção de transmissão manual ou automática PowerShift, com padrão A de economia com etanol ou gasolina.
O design do Fiesta sedan combina classe e esportividade, usando as superfícies rápidas, esculpidas e marcantes da linguagem de estilo Kinetic da Ford. A frente aerodinâmica é a mesma do irmão hatch. A traseira curta foge do padrão dos três volumes convencionais, com um estilo mais próximo dos cupês esportivos. As lanternas modernas e o para-choque encorpado, de formas detalhadas, contribuem para o seu visual elegante.
O sedã é 437 mm maior que o hatch, acomodando o porta-malas de 465 litros, e tem um comprimento total de 4.406 mm. Detalhes como linha de cintura alta e frisos cromados na base dos vidros acrescentam um toque de requinte ao seu visual. As rodas são de liga leve de 15 polegadas na versão SE e de 16 polegadas na Titanium.
O painel em estilo “cockpit” e os materiais de acabamento de qualidade, tanto no visual como no toque, contribuem para criar um ambiente moderno e convidativo.

Mecânica

A dirigibilidade é um ponto forte do novo modelo. Seu motor é o moderno Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumínio e com duplo comando de válvulas variável e independente, que desenvolve 130/125 cv com etanol e gasolina, usando tecnologia flex de última geração. Seu sistema de partida a frio “Ford Easy-Start” dispensa o tradicional “tanquinho” extra de gasolina.
Ele tem duas opções de transmissão: a manual IB5 e a avançada PowerShift, que é “duas em uma”: ou seja, pode ser usada no modo automático ou manual. A PowerShift, com seis velocidades, utiliza a tecnologia de dupla embreagem, originalmente usada em esportivos de categoria superior. Além de permitir trocas muito mais rápidas e sem perda de torque, ela coloca o carro à frente da categoria em termos de economia.
O Fiesta sedan é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina. Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.
Além disso, a sua curva de torque plana garante uma excelente resposta em baixa rotação, com saídas e retomadas rápidas na aceleração. Ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol e também tem alta eficiência em termos de emissões.
New Fiesta Sedan 2014 (38)Segurança

O Fiesta sedan também é um dos mais seguros do segmento tanto na proteção de adultos como de crianças, como mostram os testes de órgãos internacionais como Euro NCAP, Latin NCAP e Insurance Institute for Highway Safety. A sua carroceria é reforçada com aços especiais e projetada para manter a integridade dos ocupantes e absorver energia em caso de impacto.
Ele conta com um sistema avançado de segurança ativa e passiva, de padrão global. Vem com duplo airbag e freio ABS de série e também oferece um conjunto de sete airbags na versão Titanium: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta ainda com sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis.
Na parte de segurança ativa, o Fiesta sedan traz controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac), que atua junto com o freio ABS e sensores nas rodas, carroceria, volante e barra de direção para corrigir a trajetória do veículo em situações críticas.
O assistente de partida em rampa evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré. O acendimento automático das luzes de emergência é outro recurso de segurança que entra em ação em frenagens bruscas, alertando os motoristas que vêm atrás.

 Tecnologias

O novo Fiesta também vem com o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, tocador de CD/MP3, conexão Bluetooth, para iPod, USB e seis alto-falantes. Tem ainda a chave de segurança MyKey, que permite limitar a velocidade máxima e outros parâmetros do veículo.
O modelo SE já vem com direção elétrica, vidros elétricos com abertura e fechamento global, freio ABS, duplo airbag, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital e sistema SYNC com comandos de voz em português. Ele parte de R$49.990 na versão manual e com a transmissão PowerShift sai por R$53.640.
O modelo topo de linha Titanium oferece também: 7 airbags, bancos e volante em couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico e pacote de acabamento Titanium (painel central em “black piano” e grade dianteira cromada). Ele chega com preço de R$55.340 com câmbio manual e de R$58.990 na versão PowerShift.
O carro utiliza uma nova tecnologia global de pintura que reforça o brilho e a resistência, com sete opções de cores: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol, prata Dublin e cinza Berlim.

Revisão

A Ford trabalhou também na área de pós-venda para oferecer um pacote de manutenção competitivo para o novo sedã. O carro conta com três anos de garantia e tem revisões com preço fixo até os 60.000 km. E esse preço pode ser menor com o programa de descontos progressivos da Ford para os clientes que seguem o cronograma de manutenção recomendado.
Além disso, dispõe da cobertura dos Seguros Ford com preço competitivo e sem perfil do condutor. A apólice inclui serviços feitos com peças originais Ford e cobertura de indenização integral correspondente ao veículo 0 km da tabela FIPE durante os 12 meses iniciais