A mais vendida entre as multivans desde seu lançamento e com mais de 90% do mercado em seu segmento, o Fiat Doblò ganha design renovado que a deixa mais atraente e agradável. A nova Doblò ganha novas versões, traz duas motorizações, um alto nível de equipamentos de série junto com uma excelente relação custo-benefício, e tudo isso envolto em um visual novo, moderno e muito harmonioso.
O Fiat Doblò tem um consumidor fiel, principalmente pelo generoso espaço interno para até sete ocupantes, a facilidade de entrar e sair, a capacidade carga (750 litros), a ampla área envidraçada e pela versatilidade.
A versão Adventure agora tem detalhes ainda mais esportivos, aumentando seu apelo fora-de-estrada. Ela exibe esse novo visual em um pacote completo, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, computador de bordo e rodas de liga-leve. A união da vocação off-road ao conforto é, sem dúvida, um de seus pontos fortes. Isso foi ressaltado com a chegada da versão Adventure Locker (2008), que conta com bloqueio do diferencial. O Fiat Doblò Adventure Locker é a versão top da gama também na linha 2010.
O Fiat Doblò Cargo, outro grande sucesso de vendas, também surge renovado, agora em duas versões. Ele é um veículo versátil, com espaçoso vão de carga – são 3.200 litros de capacidade – e excelente ergonomia. Sua agilidade e economia o tornam ideal para entregas rápidas.
A nova Fiat Doblò conta novo motor 1.4 8V Flex de 85 cv de potência (100% gasolina) e 86 cv (100% álcool) na linha Doblò para as versões 1.4, ELX e Cargo. Ele já equipa os modelos da família Palio – inclusive a picape Strada – e o Fiat Punto. Já as versões HLX e Adventure Locker do novo Doblò são equipadas com o motor 1.8 Flex, que está presente também na versão Cargo.
Novas linhas
As linhas do novo Fiat Doblò trazem contornos modernos e muitas novidades, tanto no exterior quanto no interior. Na dianteira, o pára-choque e a grade cromada são novos. Envolvente, o pára-choque, na cor do veículo, traz laterais na cor preta, o que transmite um aspecto de robustez. Acima da tomada de ar, a nova grade chega com o logotipo Fiat no centro. De seus cantos externos partem vincos que se encontram com as novas linhas dos pára-lamas, o que resulta em um conjunto muito harmonioso. O conjunto de pára-choque e grades remete ao novo “family feeling” dos modelos da Fiat, mas na multivan ele parece mais valente.
Os novos faróis polielípticos têm dupla parábola e conferem excelente iluminação. Seu formato de quadrilátero possui cantos arredondados, e dos externos saem vincos que se juntam aos cantos inferiores do vasto pára-brisa.
Todos os elementos da dianteira – pára-choque, grades, faróis, vincos – estão dispostos como peças em um jogo geométrico, conferindo grande leveza e harmonia ao conjunto.
Na lateral se destaca a grande área envidraçada. Os pára-lamas cresceram e os novos frisos dão acabamento aos contornos. Curvas e retas se equilibram. A traseira ganhou novas lanternas que se destacam no conjunto. Também aumentam a segurança, pois podem ser visualizadas a grande distância. E o pára-choque segue o estilo do dianteiro, envolvendo e protegendo.
Na versão Adventure Locker do Fiat Doblò, todo o trabalho estilístico foi feito pelo Centro Estilo Fiat América Latina. A vertente foi fortalecer a vocação aventureira, esportiva e jovial da versão e também colocar a identidade Adventure ainda mais em evidência. O pára-choque dianteiro e as novas molduras nas caixas de roda conferem ao veículo um aspecto mais forte e robusto. Nas novas molduras laterais inscrição “Adventure” em baixo relevo. Já os novos retrovisores, na cor do veículo, ganharam indicadores de seta incorporados. E para dar ainda mais sofisticação ao modelo, o estepe recebeu novo recobrimento, com trava antifurto.
Internamente, o novo Doblò 2010 ganhou novos acabamentos e colunas revestidas e os novos painéis de portas, mais envolventes, trazem apóia-braço na traseira, oferecendo mais praticidade ao modelo.
Os quadros de instrumentos também mudaram. Nas versões com motor 1.4, ele mostra todas as funções necessárias (velocímetro, conta-giros, marcador gradual de temperatura da água e do nível de combustível; e um display digital que exibe as informações do hodômetro, relógio, computador de bordo e My Car Fiat) em um arranjo funcional e intuitivo, facilitando a vida do motorista. Na versão HLX 1.8 o quadro é mais completo, pois o display digital apresenta ainda o computador de bordo B e informações do rádio, que são acessadas pelo My Car Fiat. Para completar as novidades internas, o veículo ganhou luz de leitura traseira.
No interior do Fiat Doblò Adventure Locker, com tecidos de revestimentos exclusivos, há bússola e inclinômetros transversal e longitudinal — agora instalados na parte dianteira do teto —, e um painel de instrumentos exclusivo, com a inscrição “Adventure” e com serigrafia diferenciada, de aspecto bem aventureiro. Além de todas as informações necessárias, ainda mostra a temperatura externa.
VERSÕES DO NOVO FIAT DOBLÒ
1.4 | ELX 1.4 | HLX 1.8 | Adventure
Locker |
Cargo 1.4 | Cargo 1.8 | |
Motor | 1.4 Flex | 1.8 Flex | 1.4 Flex | 1.8 Flex | ||
Potência | 85 cv (gas.)
86 (álc.) |
112 cv (gas.)
114 cv (álc.) |
85 cv (gas.)
86 (álc.) |
112 cv (gas.)
114 cv (álc.) |
||
Torque | 12,4 kgfm (gas.)
12,5 kgfm (álc.) |
17,8 kgfm (gas.)
18,5 kgfm (álc.) |
12,4 kgfm (gas.)
12,5 kgfm (álc.) |
17,8 kgfm (gas.)
18,5 kgfm (álc.) |