Ford lança o Focus 2.0 Flex

Após lançar a versão 1.6 Flex no final do ano passado, a Ford apresentou o Focus 2.0 Flex, tanto na versão hatch, como sedan e com dois acabamentos: GLX e Ghia. Aproveitando o motor Duratec de dois litros, o mesmo do EcoSport, mas com diversas modificações, o Focus de dois litros perdeu dois cavalos quando alimentado com gasolina, mas ganhou oito quando abastecido só com álcool. A melhoria, em ambos os combustíveis, é que ficou cerca de 3% mais econômico. Outra nota triste, é a perda do câmbio manual de seis marchas, que deixava o carro muito mais “nervoso” e permitia uma tocada mais esportiva, mas era muito caro. O trabalho da engenharia da marca para a adaptação do câmbio de cinco marchas foi bem feita e o carro responde bem. A embreagem ficou mais macia e suave. Ou seja, a retirada do cambio de seis marchas teve algum beneficio, principalmente no transito das grandes cidades.
Referência em dinâmica veicular na categoria, o Focus com a nova motorização e transmissão, desenvolve a potência máxima de 148 cv a 6.250 rpm com alcool e 143 cv a 6.250 rpm com gasolina e torque máximo de 191 Nm a 5.250 rpm com etanol e 184 Nm a 4.250 rpm com gasolina.
O motor Duratec é construído com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, é um motor leve e compacto, equipado com coletor de admissão variável. A nova transmissão manual, de cinco marchas, tem a produção nacional.
Com 12 anos no mercado mundial, o Focus já vendeu, em 12 anos, mais de 5 milhões de unidades e é um produto de uma plataforma global, que incorpora as tendências mais atuais de tecnologia e design e evidencia no prazer de dirigir e no comportamento dinâmico diferenciado o apuro do seu projeto de engenharia.
Uma das razões de seu comportamento superior está na suspensão traseira independente multilink, com barra estabilizadora, diferencial que contribui para o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade, assim como a direção com assistência eletro-hidráulica progressiva e personalizável em três níveis (Normal, Conforto e Esporte).
Por fora e por dentro, o novo Focus 2.0 Flex chama a atenção pelas linhas marcantes e arrojadas, criadas dentro do novo conceito de design Kinetic, da Ford. Tanto no sedan como no hatch, a carroceria transmite equilíbrio e personalidade. A grade inferior em formato trapezoidal e as rodas de liga leve de 16 polegadas acentuam o seu dinamismo.
O interior, o conforto pelo bom espaço interno e a qualidade no acabamento. O novo Ford Focus 2.0 Flex é disponível nos modelos sedan (4 portas) e hatch (5 portas), com transmissão manual ou automática sequencial e nas versões GLX ou GHIA, somando oito opções de equipamentos. Como novidades, além do novo acabamento no console central, toda a linha traz volante em couro com insertos cromados, faróis de neblina e encosto de cabeça com regulagem de altura para os cinco passageiros.
Oferece também, na versão Ghia, um conjunto que inclui rádio My Connection com comando de voz, botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, banco do motorista com ajuste de altura elétrico e ajuste lombar manual, teto solar elétrico, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.