Homologado para rodar nas ruas, Mission X é o mais rápido em Nürburgring

A Porsche lançou na semana passada, na véspera da abertura da exposição “75 anos de carros esportivos da Porsche”, no Museu da Porsche, em Stuttgart, Alemanha, o novo Mission X.

O superesportivo é um carro de dois lugares e fez sua estreia em 8 de junho de 2023 na mesma data que há 75 anos saiu de produção o numero 1 do 356  Roadster, e se tornou o primeiro automóvel da marca.

“0 Porsche Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de carros esportivos icônicos de décadas passadas, como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder.”, disse na oportunmidade Oliver Blume, presidente da Conselho Executivo da Porsche AG.

“A ousadia de sonhar e os carros dos sonhos são duas faces da mesma moeda para nós. A Porsche só permaneceu Porsche mudando constantemente”.

Para Michael Mauer, chefe de estilo da Porsche “O Mission X é um claro compromisso com a alma da marca. A expressão contínua e aprimorada de nossa marca e identidade de produto é uma bússola importante para navegarmos no desenvolvimento de nossos modelos de produção em série. O estudo conceitual simboliza uma simbiose de DNA inconfundível do automobilismo com o luxo”.

Medindo aproximadamente 4,5 metros de comprimento e dois metros de largura, o carro-conceito Mission X é um hipercarro relativamente compacto.

Com uma distância entre eixos de 2,73 metros, tem as dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder.

Para fins aerodinâmicos, o carro-conceito possui pneus de tamanho misto, com rodas de 20 polegadas na frente e rodas de 21 polegadas na traseira.

Design


O Mission X representa o auge do desempenho e do luxo moderno. Ao mesmo tempo, sua forma esculpida e linhas musculosas demonstram que os hipercarros não precisam parecer agressivos.

A carroceria rebaixada, com menos de 1,2 metro de altura, tem acabamento em Rocket Metallic – uma elegante cor de tinta especialmente projetada para o estudo do conceito. Elementos de design com acabamento em trama de carbono são encontrados abaixo da linha da cintura.

Esses componentes são envernizados em um acabamento acetinado e, portanto, levemente coloridos, mas sua estrutura de material permanece reconhecível.

As portas estilo Le Mans estão presas à coluna A e ao teto; abrem-se para a frente e para cima. Este tipo de porta foi usado anteriormente no lendário carro de corrida Porsche 917. Outro atrativo é a assinatura de luz: para o Mission X, os designers reinterpretaram a assinatura visual de quatro pontos característica da Porsche.

A forma de base vertical dos faróis foi inspirada em carros de corrida históricos, como o Porsche 906 e 908, e desenhada bem para baixo em direção à estrada. Uma estrutura de suporte de alta tecnologia enquadra os módulos de luz LED e apresenta os elementos estreitos expostos das luzes de condução diurna e indicadores. Quando ativada, a luz se abre como um piscar de olhos. Totalmente iluminados, os faróis transmitem confiança.

Uma unidade de luz de comprimento total que parece flutuar caracteriza a traseira do Mission X. As letras Porsche transparentes e iluminadas são uma característica de destaque.

A bateria é instalada centralmente atrás dos assentos do veículo. Este layout e-core centraliza a massa no carro. Tal como acontece com um carro com motor central convencional, isso fornece a base para uma excelente agilidade.

O motor 100% elétrico tem potência de 1500 cavalos e tração traseira.