Honda CR-V 2013 ganha flex e sem tanquinho


Na quarta geração, o Honda CR-V importando para o Brasil, ganha avanços tecnológicos. Além da tecnologia flexível (álcool ou gasolina), o modelo 2013 não necessita mais do sub tanque com gasolina para ajudar nas partidas a frio. Por conta do maior consumo a álcool, o tanque de combustível aumentou em 13 litros (passou para 71 litros).
Na versão 2013, o Honda CR-V estará disponível na rede de concessionárias a partir do próximo mês (maio), nas versões LX 4×2 e EXL 4×4, as duas com câmbio automático e motor 2.0 flex.
A versão LX também incorporou o sistema Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante. A chave passa a ser em estilo canivete (LX e EXL) e ambas contam agora com alarme ultrassônico (presencial). 

Mais potência 

O Honda CR-V é equipado com propulsor de 2.0l flex, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC. Desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. Quando abastecido a gasolina são 150 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,3 kgf.m a 4.700rpm.
Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de cinco velocidades, em que permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com o botão D3 na alavanca de transmissão. O sistema é indicado para trafegar em rodovias em que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisar encarar subidas.
Para evitar que o carro desça em uma subida no intervalo que o motorista tira o pé do freio e coloca no acelerador, a versão EXL é equipada com o sistema HSA (Hill Start Assist). A tecnologia auxilia na subida mantendo acionado o freio por até três segundos, tempo suficiente para acelerar em rampas com inclinações maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outro diferencial na versão top de linha é o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), evitando possíveis instabilidades e tornando a condução muito mais segura.
Um item de segurança são os seis airbagas (frontal, lateral e cortina) disponibilizados na versão EXL. A parte lateral conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição de passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentando na posição de risco se o airbag for acionado.
As duas versões são equipadas com freios ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e o sistema EBD (Eletronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme. Completando o conjunto de segurança, o CR-V tem cintos dianteiros com pré-tensionadores.
O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem. O preço público sugerido, incluindo frete e pintura metálica ou perolizada, é de R$ 98.900,00 (LX 4×2) e R$ 114.900,00 (EXL 4×4).


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