Honda lança a nova CB 1000 R

Durante a última década a expectativa dos motociclistas foi se modificando no que diz respeito ao tipo de motocicleta desejada. Do ponto de vista da performance, um patamar de excelência foi atingido. No entanto, em relação ao design, restou ainda muito campo para inovações.
A CB 1000R é um exemplo desta busca pelo novo, associando às conhecidas características das naked streetfighter – potência bruta e vocação esportiva – o charme do estilo café racer, reinterpretado de maneira exclusiva e original.
A CB 1000R espelha a intenção dos projetistas em levar ao extremo o capricho nos detalhes. O motor oferece elevada performance – nas três primeiras marchas, até os 130 km/h, a CB 1000R é mais rápida que a CBR 1000RR Fireblade. Todavia, tal performance é plenamente desfrutável com a ajuda de uma sofisticada gestão eletrônica.
O comando do acelerador do tipo TBW (
Throttle By Wire) oferece ao piloto um controle exato da potência. Os quatro Riding Modes possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração. Três dos Riding Modes são pré-ajustados: em rain a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado. No modo standart o nível de potência, do controle de tração e do freio-motor é intermediário para os três parâmetros. No modo sport a potência é ajustada em nível pleno, e tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O quarto e último modo é o user, que permite determinar o nível de cada um dos parâmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de tração.
O peso a seco é de apenas 199 kg, e a potência de 141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atrás.

O motor DOHC de 998cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil rpm, onde praticamente a totalidade dos 10,2 kgf.m já está à disposição.
O câmbio de seis marchas atua em conjunto com a embreagem deslizante de comando hidráulico, equipamento que auxilia nas reduções de marcha mais radicais em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de aderência do pneu traseiro que poderiam causar instabilidade.

Cores

A Honda CB 1000R tem preço público sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o vermelho metálico e o preto perolizado.