ix35 Flex já é produzido em Goiás

04

 

A produção do ix35 Flex , na fábrica da CAOA Montadora de Veículos – Hyundai em Anápolis, Goiás foi iniciada na semana passada. Além deste, a montadora produz o utilitário esportivo Tucson Flex e os comerciais leves HR e o HD78. Com um investimento de R$ 600 milhões, a expectativa do Grupo CAOA é fabricar 24 mil unidades do modelo por ano.

O ix35 Flex sai da linha de montagem totalmente afinado com as prerrogativas do programa Inovar-Auto, trazendo as mesmas características e qualidades já presentes na versão importada. O modelo nacional ainda conta com um Kit Multimídia com Rádio FM/AM, CD Player, GPS, Bluetooth, Câmera de Ré, USB, MP3 e AUX.

Para que o ix35 Flex pudesse vir ao mercado brasileiro com alto nível de qualidade, foram realizados vários aperfeiçoamentos na fábrica de Anápolis. O sistema de produção passou a contar com 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem, o que assegura alto nível de qualidade na montagem da carroceria, além de ganho de produtividade e modernização.

Em questão de tecnologia, o processo de soldagem do ix35 Flex é destaque com 3.200 pontos de solda. A pintura, totalmente automatizada das carrocerias também é exemplo da mais alta qualidade e tecnologia em equipamentos e segurança ambiental.

O espaço físico da fábrica foi ampliado em todos os seus compartimentos (Body Shop, Paint Shop, Small Parts e Pista de Testes). A área construída atual aumentou em aproximadamente 30 mil m², chegando a um total de 174 mil m². Um prédio novo foi erguido exclusivamente para a realização de testes de qualidade com 100% dos carros fabricados, além de dobrarmos a capacidade da Estação de Tratamento (ETE).

Tecnologia e desenvolvimento

Para garantir a transferência de tecnologia, uma grande equipe de engenheiros foi enviada pela Hyundai, da Coreia do Sul, a qual certificou os processos brasileiros em 100% das atividades fabris.

A Hyundai fez parceria com o Senai/Anápolis, que, em suas dependências, possui uma mini-linha de montagem, inclusive com setor de pintura. Ali, acontece o treinamento com equipamentos que simulam o processo de fabricação de um carro em condições reais.

Atuais e futuros colaboradores saem deste treinamento com todos os requisitos para encarar a linha de montagem e produzir o melhor automóvel. Esse é um dos aspectos que mostram a preocupação da CAOA Montadora de Veículos – Hyundai com sua mão-de-obra interna, que é valorizada e, em ocasiões como o lançamento de um novo produto, pode encontrar novas oportunidades de crescimento.

Quanto às certificações, a fábrica já possui a certificação ISO 9001/2008 e vem sendo aprovada nas auditorias anuais de certificação promovidas pela Hyundai.

Parcerias

A Hyundai CAOA Montadora possui uma parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Por meio do programa Aprendiz Legal, a empresa proporciona a oportunidade a jovens que estudam no ensino médio a aprenderem atividades de rotina de trabalho em determinadas funções nas áreas de logística, almoxarifado, qualidade, montagem de acessórios e administração. Atualmente, participam da primeira edição do programa, ao todo, 47 estudantes.

Esta unidade transformou o perfil econômico da cidade de Anápolis, do estado de Goiás e do Centro-Oeste, gerando grande impacto na economia, por meio da geração de empregos e aumento da riqueza produzida na região.

Sustentabilidade

Entre as ações voltadas para preservação do meio ambiente, estão o reaproveitamento dos resíduos da produção dos veículos e o reflorestamento da região Centro-Oeste. Para reutilizar as sobras líquidas da produção, foi instalada na fábrica uma moderna estação de tratamento desses resíduos. A água potável é utilizada para fins mais nobres, o que também contribui para a preservação de um recurso finito.

Após passar por todo o processo de descontaminação e purificação, essa água volta para a caixa d’água para ser utilizada nos banheiros e na irrigação de jardins e áreas verdes, além de servir de abastecimento para o grande viveiro de mudas instalado no local. Uma parte do terreno onde está instalada a fábrica abriga a reserva ambiental que concentra muda de árvores típicas do Cerrado que a empresa utiliza para o replantio da vegetação. No local, há um viveiro de mudas para recompor as áreas degradadas da região.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0