Ele tornou a marca Audi mais conhecida no Brasil quando por aqui foi lançado nos anos 90. Chegou a ser produzido no País, entre 1999 e 2006. Em toda sua vida entre nós denotou sofisticação com elevada dose de esportividade. Resistiu, sempre com elegância, à força do tempo, constituindo-se num objeto de desejo de muitos consumidores. Agora, ele inicia uma nova fase com o lançamento da terceira geração em nosso mercado.
E essa nova fase é marcada pela oferta de três versões, a Sportback, com dois motores, 1.4 e 1.8 e Sport, com propulsor 1.8. O motor menor rende 122 cv e alcança máxima de 203 km/h, enquanto o 1.8, que faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, chega aos 232 km/h, tem 180 cv. Ambos têm a tecnologia TFSI da Audi e câmbio automático de 7 velocidades, com embreagem dupla. O modelo de entrada, o Sportback, 1.4, custa R$ 94.700, com preço intermediário, o Sport, que só é oferecido com motor 1.8, por R$ 115 mil e o top, o Sportback 1.8, já está no mercado por R$ 124.300.
Ele ficou maior que a geração anterior e, ao mesmo tempo, 90 kg mais leve, em razão do motor em alumínio e materiais menos pesados na sua carroceria. Sua frente ganhou a imagem da marca, assim como a traseira.
Por dentro o carro está ainda mais confortável e ganhou conectividade com comando de voz em português do Brasil, tela de 7 polegadas para GPS e DVD. Uma pequena tecla no console central permite ao usuário escrever sobre ele, o que quer do sistema: som, GPS. Escreve-se e letra a letra vai-se formando a palavra desejada. O freio de estacionamento é eletromecânico, com botão no console e funciona também como freio de emergência. Tem oito alto falantes e sete air bags, incluindo o de joelhos para o motorista.