A Mercedes-AMG dá a largada na primavera automotiva de 2013 da “Big Apple”, com a estreia mundial do CLA 45 AMG no New York International Auto Show. A filosofia por trás deste coupê médio de quatro portas vai ao encontro da mesma trazida pelo CLS 63 AMG. Com potência máxima de 360 cv e torque máximo de 450 Nm, é o quatro cilindros de série mais potente do mundo.
O novo coupê de quatro portas de alto desempenho, segundo o fabricante, oferece uma excepcional combinação de condução esportiva com um design extraordinário e personalidade exclusiva. Com o CLA 45 AMG, a Mercedes-AMG dá origem a um segmento completamente novo, como ocorreu anteriormente com o CLS 63 AMG Shooting Brake (2012) e o CLS 55 AMG (2004). Motor turbinado, tração integral e a transmissão esportiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades – o CLA 45 AMG traz o mesmo sistema propulsor que já equipa o A 45 AMG, para chegar a um desempenho altamente dinâmico e eficiente.
Principais dados em resumo:
Mercedes-Benz CLA 45 AMG | |
Cilindrada: | 1.991 cm³ |
Diâmetro x Curso | 83.0 x 92.0mm |
Taxa de Compressão | 8.6 : 1 |
Potência | 265 kW (360 cv) a 6.000 rpm |
Torque Máx. | 450 Nm entre 2.250 – 5.000 rpm |
Peso do motor (seco) | 148kg |
Rotação Máxima do Motor | 6.700rpm |
Densidade de Potência | 133 kW/l (181 hp/l) |
Pressão Máxima | até 140 bar |
Pressão Máxima de Alimentação | 1,8 bar |
Consumo de Combustível Norma NEDC – Combinado | 6,9 – 7,1 l/100 km |
Emissões de CO2 | 161-165 g/km |
Padrão de emissões | EU6 |
Aceleração 0-100 km/h | 4,6s |
Velocidade máxima | 250mk/h* |
Tipicamente AMG
A combinação de alta potência e torque com o sistema de transmissão AMG 4MATIC voltado à performance dá ao CLA 45 AMG características de dirigibilidade quase à altura de um superesportivo. O coupê acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima atinge 250 km/h (limitada eletronicamente). O CLA 45 AMG consome 6,9 litros por 100 quilômetros, de acordo com a norma NEDC para cidade e estrada (14,5 km/l), ao mesmo tempo em que já atende aos padrões de emissões EU6, que só vigorarão em 2015, assim como o limite de partículas por quilômetro de 6 x 1011, que só será obrigatório em 2017.
A responsabilidade por esses números impressionantes é do conjunto de alta tecnologia reunido pela Mercedes-AMG. Como um motor de alto desempenho membro da família BlueDIRECT, o AMG 2,0 litros quatro cilindros turbo possui injeção direta de gasolina com aspersão controlada por meio de injetores piezelétricos posicionados no centro das quatro câmaras de combustão. A combinação da injeção múltipla de combustível e ignição por múltiplas faíscas otimiza a utilização da gasolina e aumenta substancialmente a eficiência termodinâmica, levando a menores emissões de escapamento. Outros destaques são o cárter fundido por gravidade em molde de areia, totalmente em alumínio, a montagem do virabrequim de aço forjado com distribuição de pesos otimizada e pistões forjados com anéis de fricção reduzida, parede dos cilindros com tecnologia NANOSLIDE, arrefecimento do ar na entrada por água e ar, gerenciamento do gerador elétrico e função ECO start/stop.
A Mercedes-AMG inova ao equipar esse motor com um turbocompressor com dupla entrada de gases de acionamento (twin-scroll), máxima liberação do sistema de escapamento e uma estratégia de injeção inovadora. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes dos gases do escapamento que movimentam a turbina) permite uma elevação mais espontânea da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, de sua temperatura e impulso. Isto resulta num crescimento de torque mais rápido a partir de baixa rotação. Como efeito colateral positivo, a tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera na categoria nesse sentido.
O sistema de escapamento esportivo AMG utiliza tubos com seções transversais maiores e tem um defletor de exaustão controlado automaticamente. Esta tecnologia, que já é conhecida do SLK 55 AMG, concilia dois objetivos aparentemente conflitantes: dinamismo sensível e o tradicional conforto da Mercedes-Benz em longas viagens. O defletor é ajustado continuamente por mapeamento de acordo com a potência demandada pelo condutor, carga e rotação do motor. O sistema de exaustão esportivo AMG emite um rico e fascinante som que é particularmente impressionante em aceleração plena.
O sistema de escapamento AMG Performance com defletor de exaustão é oferecido para o CLA 45 AMG como opcional. Ele proporciona um som do motor ainda mais emocionante e impactante quando o acelerador é pressionado e durante as trocas de marcha. Com o sistema de escapamento esportivo AMG Performance, a função de dupla debreagem durante as reduções de marchas e a interrupção da ignição e injeção durante as trocas para cima a plena aceleração produzem um som particularmente profundo e criam um nível de emotividade encontrado, de outra forma, apenas em motores com mais de quatro cilindros.