Mitsubishi ASX ‘made in Brazil’

mitlancamentoasx_murilomattos_2013_0802

Sucesso de vendas desde que chegou em nosso mercado há três anos, o Mitsubishi ASX, antes importado, agora passa a ser produzido na fábrica de Catalão (GO). O modelo nacional, entretanto, não ficou tão mais barato em comparação com o “estrangeiro”.  O crossover chega às revendas da marca com preço que parte dos R$ 83.490 (tração 4×2 e câmbio manual). A mesma versão, só que importada, era vendida por R$ 84.490.

Mesmo nacional, o modelo não é flex. Seu motor é 2.0 16V a gasolina de 160 cv de potência (torque de 20,1 kgfm, alcançado a 4.200 rpm). Segundo a Mitsubishi, o modelo ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas, além de novas cores – vermelho Bordeaux, verde Pantanal, branco Alpino, cinza Londrino, prata Rodhium, prata Técno e preto Ônix.

Mesmo assim, a Mitsubishi acredita que o modelo continuará em alta e também por cause de seus atributos de visual e, principalmente, mecânicos. O fabricante também conseguiu, ao “nacionalizar” o ASX, se livrar do IPI e das cotas preferenciais de importação restritas. Com isso, a marca vislumbra um futuro dos melhores para o modelo, em termos de vendas. Em três anos de comercialização do ASX, cerca de 30 mil unidades foram vendidas, apesar das mexidas no IPI que recai sobre importados.

O otimismo da Mitsubishi se confirma nas palavras de seus executivos que aposta que as versões mais caras é as que serão mais vendidas. Equipado com câmbio automático do tipo CVT (de variação contínua) o crossover vai aos R$ 89.490 e chega aos R$ 99.990 na versão mais cara com tração 4×4. Só há dois opcionais, teto panorâmico e faróis de xenônio, que saem por R$ 6 mil em pacote único, o que eleva o preço do modelo testado a R$ 105.990.

mitsubishi-asx-2010-03

O ASX 4×2 manual traz ar-condicionado automático, direção elétrica, volante multifuncional revestido de couro com comandos de som e controle de cruzeiro, trio elétrico, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, sistema de som com entrada USB, auxiliar e viva-voz Bluetooth, além de indispensáveis airbags frontais e freios ABS com EBD. A linha inteira tem três anos de garantia total.

O top soma bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico para o do motorista, revestimentos de couro, sensor de estacionamento, sensores de chuva e de luminosidade, som multimídia com DVD, mostrador digital colorido e assistente de partida em rampa. A segurança é incrementada na versão e incorpora controles de estabilidade e de tração, airbags laterais dianteiros, do tipo cortina e para os joelhos do motorista. O ASX nacional tem como única novidade visível as rodas aro 18 calçadas em pneus Pirelli Scorpion 225/55, contra o jogo 215/60 aro 17 de antes.