Muito luxo para enfrentar todos os terrenos

Destinada a países fora dos Estados Unidos, Europa e Japão, a Mitsubishi Motors do Brasil começa a vender no inicio de agosto no mercado nacional, o Pajero Dakar. Com muito bom índice de sofisticação, o Pajero Dakar é derivado da pick-up da marca a Triton, da qual divide alguns itens de sua construção. Como legitimo SUV enfrenta com muita competência até mesmo os trechos mais acidentados do off-road, com conforto e segurança. Marca tradicional na produção de veículos destinado ao fora-de-estrada, por isso o nome, o Pajero Dakar nada tem a ver com o modelo Sport ou Full, já existente no nosso mercado.

As linhas dianteiras são as mesmas da pick-up Mitsubishi Triton, assim como a lateral, ficando a novidade para a traseira. Com design arredondado, a frente destaca a grade com detalhes cromados. Os faróis auxiliares contam com molduras na cor grafite e contorno cromado e os faróis com lentes transparentes, integrados ao pára-choque.

Na traseira, as lanternas têm desenho ousado e lembram as adotadas pela marca alemã Audi. As portas laterais estão protegidas por frisos pintados na cor da carroceria. Tanto os pára-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem pára-barro para preservar a carroceria e a pintura. O porta malas tem boa capacidade de carga e conta com dois amortecedores a gás para abertura com menor esforço. O interior recebeu uma atenção especial. O Pajero Dakar ainda conta de serie, na versão automática, e opcional na manual, com bancos e forrações em couro nas cores cinza e bege. Nas duas versões o Dakar vem com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos para-lamas dianteiros. As rodas de liga leve com design exclusivo, tem aros de 17 polegadas de diâmetro e usam pneus 265/65 R 17, para uso misto.

O painel de instrumentos com design moderno e bonito tem instrumentos na cor vermelha que criam um visual agradável, bonito e de fácil visibilidade. O volante tem boa pega e é de três raios e acabamento metálico, com ajuste da coluna de direção e abriga os comandos de áudio e piloto automático. No centro, o air bag. Lamentavelmente, o que comprova porque este modelo só vai ser vendido em países de terceiro mundo, só conta com air bags na dianteira, ao contrario dos demais SUV da marca. Como itens de conforto adicionais, mas não menos importantes para um carro desse preço, o Pajero Dakar possui ar-condicionado automático, computador de bordo com onze funções exibidas em um display de LCD e Power Sound System que vem com amplificador de 420W, CD, MP3 Player e rádio AM/FM, e está ligado a 04 alto-falantes tipo “woofer” e 04 tweeters posicionados estrategicamente no interior do veículo para oferecer a ambientação ideal. Além disso, ele ainda vem equipado com viva-voz Bluetooth, luzes de cortesia nas quatro portas e o porta-luvas com iluminação e chave.

O motor é o já conhecido quatro cilindros em linha, movido a diesel de 16 válvulas e 3,2 litros. É o mesmo da Triton, porem recebeu um novo trabalho de engenharia, que melhorou o consumo e o desempenho. O sistema de alimentação por injeção eletrônica direta é common-rail, com turbocompressor e intercooler, que desenvolve potência máxima de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm. O destaque é o silencio e as respostas rápidas para motores a diesel. As versões para o mercado nacional têm somente a opção a diesel e conta com a possibilidade de vir equipada com câmbio manual de cinco velocidades ou automática de quatro marchas e opção seqüencial.

O sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) faz a adequação do câmbio automático, analisa os hábitos de dirigir de cada motorista, incluindo a forma de acelerar ou frear, e se ajusta automaticamente à sua forma de dirigir. Mudando a alavanca seletora das marchas para o sistema Sports Mode o motorista pode mudar as marchas como se estivesse usando um carro com câmbio manual. O desempenho em diversos terrenos é melhorado com o sistema de Tração Super Select 4WD, que permite a escolha de quatro modos distintos de tração. Em três deles, a troca pode acontecer a velocidades de até 100 km/h. Além disso, o veículo também oferece a alternativa de tração 4×4 reduzida, que garante ainda mais força em terrenos acidentados.

A reunião de todas essas alternativas de marchas e possibilidades de tração: 4×2, 4×4 AWD, 4×4 bloqueado e 4×4 bloqueado e com reduzida, permite ao veículo com câmbio manual de cinco marchas 24 combinações de marcha e, ao equipado com câmbio automático, 20 combinações, confirmando a vocação de ser um verdadeiro 4×4.

O Mitsubishi Pajero Dakar vem equipado com freios a disco ventilados nas rodas dianteiras com pistões duplos, e a tambor nas traseiras. Para segurança dos ocupantes, o modelo dispõe de sistema ABS (anti-travamento) nas quatro rodas e EBD (sistema eletrônico de distribuição de força de frenagem). O EBD equilibra a força de frenagem entre o eixo dianteiro ou traseiro para reduzir as distâncias de frenagens em qualquer situação: carregado ou vazio.

Assim como todos os demais modelos SUV da marca japonesa, o Pajero Dakar tem suspensões resistentes e eficientes. Além de eficientes no uso off-road, permite dentro da realidade do modelo, um rodar macio e confortável em quase todas as situações. O Dakar possui conjunto dianteiro composto por braços duplos, amortecedores telescópicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Na traseira, o SUV vem equipado com suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos e molas helicoidais.

Outro ponto que deve ser destacado é a sua grande capacidade e versatilidade em subidas e descidas íngremes, característica de destaque para sua vocação off-road. O novo suv tem ângulo de ataque de 36º, ângulo de saída de 25º, capacidade máxima de subida de 35º e, finalmente, possibilidade de inclinação lateral de até 45°. Esses números são muito importantes no uso do off-road. Para as manobras na cidade, principalmente em shoppings, garagens ou supermercados, os modelos têm excelente raio de giro, de 5,6 metros. Preços: R$ 159.990,00 para a versão automática e 152.990,00 para o modelo manual.


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