Nova geração do Sprinter é lançada na Europa

A Mercedes-Benz acaba de lançar no mercado europeu o novo Sprinter que traz cinco novos sistemas de segurança, motores que atendem à futura norma Euro VI de emissões e uma aparência impactante. O fabricante informa ainda que o veículo apresenta um “excelente” nível de consumo (6,3 litros por 100 km – 15,87 km/l), que o torna, ainda conforme a marca, o mais eficiente veículo do segmento.

Estreiam mundialmente no novo Sprinter os sistemas Crosswind Assist (assistente de ventos laterais), que é equipamento de série, juntamente com o COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção a colisões) e o Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), ambos opcionais. Outros equipamentos novos são o Highbeam Assist (assistente de farol alto) e Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento). Os técnicos e engenheiros da Mercedes-Benz estão convencidos de que esses sistemas de assistência eletrônicos terão papéis importantes na redução de acidentes no segmento de vans.

O novo Sprinter é a primeira van do mundo a cumprir as futuras regras de emissões Euro VI em todas as suas opções de motores. A regulamentação Euro VI reduz drasticamente os limites de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos totais (THC) e material particulado. O Sprinter atinge esses estritos limites com a ajuda de seu motor BlueTEC e a tecnologia SCR, que injeta o aditivo AdBlue aos gases de escapamento. Esta tecnologia já mostrou sua eficácia em mais de 100 mil veículos comerciais da Mercedes-Benz. O desempenho dos motores diesel permaneceu inalterado, abrangendo unidades com quatro e seis cilindros com potências entre 95 cv e 190 cv.

Como alternativa aos motores diesel, o Sprinter é oferecido também com um motor a gasolina superalimentado com injeção direta, que também está de acordo com a norma Euro VI. O motor gera 156 cv e tem 1,8 litro de cilindrada. O mesmo motor também está disponível em versão para gás natural, com a mesma performance. A força é transmitida pela transmissão manual ECO-Gear, de seis velocidades, ou a automática 7G-TRONIC PLUS de sete velocidades com bloqueio de embreagem, única desse tipo oferecida para vans.

Visual

A aparência do novo Sprinter também foi substancialmente incrementada e causa mais impacto visual. Alinhada ao atual design da marca Mercedes-Benz, a grade do radiador da van está mais verticalizada e imponente. As três lâminas da grade são perfuradas e têm formato afilado. Esta alteração não se limita a criar uma impressão de maior dinamismo, mas também melhora a circulação de ar. Além disso, uma moldura cerca a grade do radiador, tornando-a ainda mais evidente.

O novo Mercedes-Benz Sprinter estará disponível na Europa a partir de junho e as entregas começarão em setembro.