Novas versões da Ranger garantem bom desempenho e conforto por um preço menor

Lançada nas versões mais sofisticadas no meio do ano, a Ford Ranger ganha agora suas versões de entrada e intermediaria. Mesmo não sendo tão sofisticadas como a XLT e Limited, a XL e XLS apresentam bom nível de acabamento e motorizações competentes.

As novas versões estão disponíveis apenas com cabine dupla (a cabine simples ainda não está previsto o lançamento) e estreiam o motor 2,0 litros turbodiesel, com potência de 170 cavalos e torque de 41,30 kgfm.

Com a função mais de trabalho, Ranger XL conta com esse novo motor, transmissão manual e tração 4×4. Na versão XLS, de uso misto, ou seja, trabalho e lazer, a transmissão é automática e conta com a opção de tração 4×2 ou 4×4.

Para quem quer mais desempenho, a XLS pode também ser adquirida com a motorização mais potente da linha, o três litros V6, criando uma opção mais acessível e única no mercado para o cliente que valoriza a performance.

Equipamentos

Desde a versão de entrada, a Ranger XL 4×4 é bem completa. Ela vem de série com sete airbags, multimídia SYNC 4 com tela de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital configurável de 8”, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, piloto automático, limitador de velocidade, degrau de acesso à caçamba e ajuste de profundidade e altura do volante.

Traz também sistema de conectividade FordPass Connect, ar-condicionado, vidros elétricos, luz de direção diurna, retrovisores com ajuste elétrico e piscas integrados, tampa da caçamba com assistência de abertura e fechamento, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas e preparação elétrica para reboque.

Externamente, se diferencia pelos para-choques na cor preta e tem rodas de aço de 16”, calçadas com pneus 255/70 R16 All Terrain de baixa resistência à rolagem.

Segundo a marca, a XL tem um custo operacional de 15% a 20% menor que a principal concorrente. Nessa conta estão incluídos os gastos com seguro, combustível e manutenção, que somam uma economia de R$100.000 a cada 200.000 km de uso.

A ótima opção intermediaria, a XLS 4×2, é uma picape que ideal para quem quer andar no dia-a-dia e não precisa usar a tração integral. Aliás, é a grande maioria dos consumidores de picapes.

De fábrica, ela vem com para-choques na cor da carroceria, faróis full-LED, faróis de neblina halógenos, rodas de liga leve de 17” com pneus 255/70 R17 All Season, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Na cabine, traz também ar-condicionado para a segunda fileira de bancos, carregador por indução e partida remota com acionamento do ar-condicionado.

A versão XLS 4×4 oferece os mesmos itens da versão 4X2, mas a tração é integral e rodas e pneus 255/70 R17 All Terrain. O potente motor 3,0 V6 de 250 cavalos e torque de 61,18 kgfm, tem transmissão automática de 10 velocidades e o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda (normal, eco, rebocar/transportar e escorregadio).

O motor vem acoplado à nova transmissão automática de 10 velocidades, com conversor de torque e inovações que geraram mais de 20 patentes para a Ford. Ela usa um fluido de ultrabaixa viscosidade e algoritmos de troca adaptativa em tempo real para proporcionar um funcionamento suave e eficiente, incluindo o recurso de pular marchas (“skip-shift” e “direct downshift”).

A lista de itens da Ranger XLS 4WD inclui, ainda, câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.

Valente

A nova geração da picape tem a maior bitola e distância entre-eixos da categoria (3.270 mm) e é construída sobre um chassi 30% mais resistente a torções, com longarinas e travessas redesenhadas, feitas de aço especial.

A sua caçamba, de 1.250 litros, é equipada com régua, seis pontos de amarração de carga, tomada 12 V, trava com chave e tampa com assistência de abertura e fechamento.

O novo conjunto de suspensão dianteira e traseira da picape contribui para oferecer uma boa dinâmica veicular e estabilidade que transmite confiança tanto nos pisos lisos como no fora de estrada. O modelo também conta com um curso 15 mm maior que a geração anterior e amortecedores externos à longarina em todas as séries.

Os seus recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm – a maior do segmento –, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. As versões com tração 4×4 possuem diferencial traseiro blocante.

Outro fator de economia é o sistema inteligente de monitoramento da vida útil do óleo, que permite estender o seu uso até 16.000 km. Em vez de seguir períodos de quilometragem fixa, a troca é determinada pelas condições reais de uso do veículo, calculada por algoritmos e parâmetros como regime de uso, temperatura e rotação do motor. O sistema avisa o cliente próximo do momento da troca, pelo painel e pelo aplicativo FordPass.

Toda a linha é equipada com a avançada central multimídia SYNC 4, com tela touch HD de 10”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Assistência de Emergência, sistema AppLink para aplicativos, Bluetooth e comandos de áudio no volante. A versão XL tem quatro alto-falantes e duas entradas USB, e as demais vêm com seis alto-falantes e quatro entradas USB.

A conectividade também é de série, incluindo as funções de alertas de funcionamento do veículo e de acionamento do alarme, localização do veículo, travamento, destravamento e acesso remoto a informações do nível de combustível, odômetro e vida útil do óleo.

Aplicações

Além de uma estrutura completa de venda e pós-venda, a Ford Pro oferece ao cliente da Ranger todo o suporte na preparação da picape para aplicações específicas. A marca dispõe de uma área dedicada de engenharia e instalações para o desenvolvimento e teste de veículos especiais, desde o projeto até a validação do produto final, e fornece também treinamento para atender as necessidades de grandes frotistas e entidades governamentais.

Esse trabalho é feito em parceria com os modificadores, que contam com o programa de certificação Ford Pro Convertor. Por meio desse programa, reconhecido mundialmente, a Ford Pro certifica os transformadores e disponibiliza informações técnicas dos produtos, o manual do implementador e um conjunto de ferramentas de manufatura e engenharia para que eles possam realizar um serviço de qualidade, preservando o desempenho e a garantia original do veículo.

Como exemplos dessa preparação, a Ford Pro apresentou dois modelos da Ranger. Um deles, equipado como viatura de força tática da polícia, traz blindagem, para-choque de impulsão, luzes de sinalização, cela humanizada para transporte de detentos, canil e compartimentos para armas e bagagem.

O outro é uma picape para uso em mineração, com suspensão elevada, barras de proteção integradas aos estribos e forros de proteção na cabine, entre outros acessórios especiais.

Ford Ranger
XL 4X4 – R$ 239.990,00
XLS 4X2 – R$ 234.990,00
XLS 4X4 At – R$ 279.990,00