A Porsche anuncia uma novidade destinada especialmente às equipes particulares para a temporada automobilística de 2010. Apresentando mundialmente no dia 14 de janeiro, na exposição de carros de corrida Autosport International, em Birmingham, na Inglaterra, o novo Porsche 911 GT3 R, entregue aos clientes pronto para correr, substitui o Porsche 911 GT3 Cup S na linha de modelos da Porsche Motorsports nas diversas categorias regulamentadas pelas normas internacionais do FIA GT3.
Concebido com o propósito de melhorar a dirigibilidade e facilitar a condução, o 911 GT3 R possui um novo motor boxer de 6 cilindros que lhe garante uma potência de 480 cv, transmitida ao eixo traseiro por meio de um câmbio sequencial de seis marchas. “Desde que anunciamos nossa intenção de lançar o 911 GT3 R, houve uma enorme demanda pelo carro”, diz Uwe Brettel, diretor de vendas da divisão de motorsports da Porsche. “A quantidade de veículos GT3 R que havíamos previsto para 2010 já foi totalmente vendida”, comenta. A partir da metade deste ano, as equipes privadas de todo o mundo receberão seus 911 GT3 R, cujo preço básico é de € 279.000.
O desenvolvimento do 911 GT3, que pesa 1.200 kg, é baseado no Porsche 911 GT3 Cup, apresentado em setembro de 2009 para as corridas monomarca. Graças a um aumento da cilindrada (de 3,6 para 3,8 litros), o GT3 R desenvolve 30 cv de potência a mais que seu antecessor, utilizado até o último ano. Ambos os modelos se baseiam na concepção de chassi do esportivo 911 GT3 RS, destinado às competições.
Equipado com sistema de freios ABS, controle de tração e acelerador eletrônico, o 911 GT3 R permite que seu dono se adapte melhor a seu estilo e aproveite o que de melhor ele tem para oferecer. Os arcos das rodas mostram uma banda de rodagem maior que a do modelo anterior. A parte baixa da carrocería do GT3 R é totalmente coberta e possui um difusor traseiro. O aerofólio traseiro também oferece mais possibilidades de ajuste que no 911 GT3 Cup S.
A suspensão esportiva, altamente evoluída, oferece diversas posibilidades de regulagem. Na parte dianteira, há os dispositivos McPherson, passíveis de regulagem de altura, equipados com molas duplas variáveis bidirecionais, da marca Sachs. Na parte traseira, o GT3 R conta com uma subestrutura montada rigidamente, com um braço regulável, permitindo ajustar a suspensão em diversas alturas, além dos amortecedores bidirecionais e das molas helicoidais duplas Sachs.