Peugeot revela preço do novo RCZ

 

Novo RCZ_2

Trazendo em seu currículo a marca de  mais de 50 mil unidades vendidas em cerca de 80 países, o novo Peugeot RCZ chega às lojas da marca no Brasil por R$ 132.990. A grande diferença visual do modelo está na parte dianteira. Totalmente redesenhada, é marcada por seis LEDs sutilmente esculpidos em forma de “garras” e faróis de xênon direcionais com máscara negra, que conferem um aspecto ainda mais moderno e tecnológico. O capô realça a forma compacta do veículo e acolhe, a exemplo dos últimos lançamentos, o novo emblema Peugeot com duplo acabamento brilhante e acetinado, aplicado diretamente na carroceria.

Suas linhas insinuantes e marcadas por requinte e dinamismo são acentuadas pelos charmosos arcos em alumínio que modelam as laterais e pela dupla ondulação no teto e nos vidros, características que representam a singularidade do veículo.

Novo RCZ_4

 

O interior do novo RCZ revela um ambiente que combina esportividade e elegância, em total harmonia com o estilo exterior. O painel, por exemplo, possui revestimento em couro com costura aparente, que se integra perfeitamente às formas elegantes de cada detalhe.

O habitáculo do cupê também evoluiu em relação à geração anterior, ampliando a percepção de qualidade. O modelo agora conta, de série, com o novo kit multimídia WIP NAV, com GPS integrado ao painel de tela multifunções de 7 polegadas rebatível eletricamente, em cores e de alta resolução. Conta também com WIP Sound (rádio CD player com leitor de MP3), WIP Plug (conexão USB / iPod + entrada auxiliar), WIP Bluetooth (kit mãos livres),  comando de rádio na coluna de direção e sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi JBLTM, com amplificador de 240 W e seis alto-falantes.

A grelha da alavanca de câmbio recebe tratamento em preto laqueado, enquanto os painéis das portas são ornados com detalhes em couro, combinando com os bancos esportivos no mesmo material. Completando o ambiente sofisticado, detalhes em alumínio são aplicados entre o painel de instrumentos e o console central.

O condutor encontra facilmente a melhor posição de dirigir, por meio dos ajustes elétricos do banco (com memória de posição), para desfrutar o comportamento do veículo: assentos envolventes, genuinamente esportivos, com revestimento em couro e encostos de cabeça integrados fazem o condutor se sentir dentro de um cockpit – e o acompanhante tem a mesma sensação. Todos os comandos estão ao alcance das mãos, como o regulador e o limitador de velocidade. Por se tratar de um cupê esportivo, o banco traseiro possui os dois lugares demarcados e a dupla curvatura do teto garante mais espaço aos ocupantes.

A praticidade também é um destaque no RCZ: o volume do porta-malas, que está entre os mais generosos da categoria, dispõe de 321 litros e pode ser ampliado para até 639 litros com o rebatimento do encosto dos bancos traseiros. O modelo conta, ainda, com espaços de arrumação sob o assoalho, que garantem um espaço adicional de 30 litros.

Novo RCZ_3

 

A originalidade e modernidade do RCZ são reforçadas pela motorização THP (Turbo High Pressure) de 165 CV de potência máxima, aliada a uma caixa de câmbio automática sequencial de seis velocidades. Esse propulsor, conhecido e aclamado pelo consumidor brasileiro, combina baixa cilindrada com alta potência e, em função de seu torque elevado em baixa rotação, garante consumo reduzido e alta performance.

Alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina, o motor de alumínio de 1.598 cm3 de cilindrada, desenvolvido com a BMW, tem cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável, balancins roletados e desenvolve 165 CV de potência a 6.000 rpm. Com um torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade nos deslocamentos urbanos, por exemplo.

A ótima performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. Exemplo: o alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica.

Atrelada a essa motorização, o veículo dispõe de uma caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave troca de marchas, contribuindo em boa parte ao grande prazer de condução proporcionado pelo modelo.

Outro fator importante na caixa automática é que o conversor de torque utilizado também é pilotado. Neste tipo de conversor, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”. Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Por consequência, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nestas condições, não libera uma gota sequer de gasolina para ser queimada.

O novo RCZ está disponível em duas opções de cores metálicas (Preto Perla Nera e Vermelho Erythrée) e uma cor perolizada (Branco Nacré). O modelo conta com garantia total de três anos sem limite de quilometragem e revisão com preços fixos.

O “carro dos sonhos” que virou realidade

O Peugeot RCZ foi revelado no Salão de Frankfurt de 2007, ainda como concept car, e transformado em um legítimo cupê esportivo (2+2 lugares) dois anos e meio depois. Dono de um temperamento forte, particularmente marcado por seu estilo inovador e comportamento dinâmico inspirador, o modelo expressa originalidade em cada detalhe. Seu caráter singular está presente até mesmo no nome, já que o RCZ foi o primeiro veículo de passeio da Marca a não utilizar numeração em sua nomenclatura. Com o novo RCZ a Marca comprova: o que já era bom pode fica ainda melhor.