A Ford do Brasil apresentou o “novo” EcoSport com algumas modernizações internas e externas, três anos de garantia e uma redução no preço. Lançado em Abril de 2003, o Ford EcoSport logo se tornou um dos maiores sucessos da indústria automotiva brasileira. Hoje, o modelo representa o veiculo mais vendido da marca no Brasil, com mais de 550 mil unidades vendidas desde o seu lançamento. Por isso, todo o cuidado é pouco ao fazer alterações no modelo, já que ele tem que se manter bem no mercado consumidor, até a chegada do novo modelo em 2012. Esse sim, uma renovação total.
A maior alteração no design está na frente. Visando se integrar à identificação mundial da marca, o novo EcoSport ganha uma nova grade com as com três barras horizontais e o logo do modelo grafado no centro do capô. Os faróis trazem acabamento em cromo escuro nas versões FreeStyle e 4WD. As rodas de liga leve aro 15, de cinco raios, também têm novos desenhos e acabamento. O modelo ganhou também, um novo bagageiro longitudinal e molduras laterais, redesenhadas, com o emblema EcoSport integrado.
No interior, poucas mudanças, ficando para o quadro de instrumentos com novo grafismo e iluminação permanente de efeito tridimensional e os novos tecidos e couros do acabamento, as novidades. No painel há funções de aviso de farol ligado, portas abertas e manutenção programada. Na versão com transmissão manual, o console tem novo porta-objetos, com espaço para copos, celular e outros pertences. Na versão automática, o motorista agora encontra um útil apoio para descansar o pé esquerdo. Um item de comodidade é a nova chave tipo canivete, a partir da versão XLS, com lâmina retrátil e controles integrados para travar, destravar e localizar o veículo.
Mesmo sem grandes alterações, no conjunto, o novo EcoSport ganhou ares mais modernos e deve agradar seu consumidor mais fiel.
Versões
Desde seu lançamento, o Ford EcoSport é líder dentre os utilitários esportivos no Brasil, Argentina, Venezuela e México. Autêntico, ele oferece o maior leque de versões, uma das razões que coloca esse produto como referência e objeto de desejo por diferentes perfis de consumidores.
Com proposta que une flexibilidade, design e características de uso em condições no dia-a-dia e no lazer, o EcoSport explora atributos como altura elevada do solo e posição de comando.
Sua motorização flex nas versões 1.6 e 2.0 oferece transmissão manual ou automática e trações 4×2 ou 4WD, conforme as versões formadas pelos acabamentos XL, XLS, FreeStyle, XLT e 4WD.
Dentre as versões o modelo FreeStyle, com motorização 1.6 ou 2.0, responde por cerca de 60% das vendas. Vem equipado com computador de bordo, controle do rádio na coluna de direção, aviso de portas abertas no painel, volante revestido em couro, painel de instrumentos cinza, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, faróis com acabamento em cromo escuro, grade do radiador e molduras laterais na cor cinza London e novas rodas de liga leve de 15 polegadas.
Computador de bordo e controle do rádio na coluna de direção também são novos itens de série do EcoSport 1.6 XLT. A versão XLT – 1.6 ou 2.0 – traz ainda bancos de couro com insertos marrom escuro, bagageiro de teto com detalhes na cor prata, grade do radiador e maçanetas externas na cor do veículo e rodas com novo desenho.
O EcoSport 4WD mantém seu estilo diferenciado, com novos tecidos dos bancos e padrão de desenho inspirado em marcas de pneu, revestimento do volante e dos bancos (opcional) em couro cinza London, grade do radiador, maçanetas, bagageiro longitudinal, molduras e estribos laterais também na cor cinza London e rodas com novo design e acabamento especial
.
Preços
A versão FreeStyle 1.6 traz como novidades computador de bordo, controle do rádio no volante e novos detalhes de aparência, além de ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio My Connection, rodas de liga leve de 15 polegadas e outros acessórios de estilo, por R$ 57.190, ou seja, R$ 1.490 menos que o modelo 2010.
Por R$ 1.000 a mais, o cliente pode levar o EcoSport XLT 1.6 com airbag duplo (R$ 58.190). Nessa versão, a redução de preço em relação ao modelo 2010 passa de R$ 2.200. O EcoSport XLT 1.6 com freios ABS e bancos de couro é ofertado a R$ 60.190.
Nas versões com motor 2.0 Flex, a redução de preços chega em R$ 3.000. O EcoSport FreeStyle 2.0, assim como o FreeStyle 1.6, ganhou computador de bordo, controle do rádio no volante e novos detalhes de aparência, e sai por R$ 59.480 (R$ 2.480 menos que o modelo 2010).
O EcoSport Automático 2.0 XLT, com airbag duplo e freios ABS, custa R$ 60.910 (no modelo anterior, era R$63.970). Já a versão 4WD, com tração integral, airbag duplo e freios ABS, teve o preço reduzido para R$ 61.880 (era R$ 64.960).
O Ford EcoSport agora passa a contar com garantia total de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.