Saiba mais sobre a Saveiro 2014

A Volkswagen acaba de divulgar todos os detalhes da nova geração de sua picape compacta. O modelo, como já havíamos informado, ganhou um novo visual. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca. Ela também  recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.

Em relação à versão anterior, a picape ficou um pouco mais cara. A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida. Confira os novos preços: 1.6 Cabine Simples: R$ 33.490; 1.6 Cabine Estendida: R$ 36.610; 1.6 Trooper: R$ 43.390 e 1.6 Cross: R$ 48.990. Atualmente, a picape compacta é o quarto veículo mais vendido e o comercial leve mais vendido pela Volkswagen no Brasil. A Fiat Strada é a líder do segmento.

Novidades

Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a picape, com uma “musculatura” adicional nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo. Também completamente novos são o capô e os para-lamas dianteiros, e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário.

Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários. Com essa central eletrônica, o utilitário passa a contar com funções como travamento de portas e acionamento dos vidros são elétricos, bem como com a inclusão do conta-giros no painel de instrumentos.

A picape compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas.

O compartimento de carga da Nova Saveiro tem como destaque o distanciamento entre as caixas de rodas com mais de um metro, que possibilita a acomodação de cargas mais largas. É possível acomodar um pallet (padrão europeu) sem dificuldades. A fixação da carga é facilitada pelos pontos de ancoragem e pode ser flexibilizada ainda mais pelos trilhos com ganchos deslizantes. O rack posicionado no teto da cabine viabiliza o transporte de cargas mais longas, enquanto os degraus laterais externos facilitam a manipulação da carga, assim como a tampa traseira que, quando aberta, fica nivelada com o assoalho da caçamba.

A Nova Saveiro 2014 traz de série na versão de entrada itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica. O pacote Trend acrescenta o revestimento dos bancos com tear Jacquard e cobertura lateral na base dos bancos. O revestimento das portas também incorpora novo tecido com tecnologia de fios reciclados, em tear Ameise, complementado por maçanetas internas pintadas em esmalte Siberian II. Os difusores de ar vêm com aros e botão central em Hot-Stamping Chrome, também usado na nova moldura central, pintada em esmalte Smoke Grey. O pomo da alavanca do câmbio mostra o esquema das marchas em cromo.

Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.
A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro.

Top de linha
A Cross,  versão aventureira da picape, teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo.As mudanças visuais na Saveiro Cross são perceptíveis principalmente na parte dianteira, que ganhou novo para-choque, exclusivo para o modelo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo “Cross”.

Assim como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida. Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas, dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura Chrome Effect e luz indicadora de mudança de direção incorporada (side blinker). As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado.

Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba – que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross. (Antonio Fornazieri Jr.)