Um Focus ainda melhor para os brasileiros

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Com o prestígio de ser o carro mais vendido no mundo no primeiro semestre de 2013, coma mais de 520 mil unidades vendidas, o novo Ford Focus chega ao Brasil. A marca apresentou a nova geração do modelo para jornalistas brasileiros e anunciou para esta semana o início das vendas da linha 2014 em nosso mercado. Oferecido nas opções hatch e  sedã, o modelo traz diversas novidades em relação à geração anterior.

Há 13 anos no mercado brasileiro, inexplicavelmente o Focus nunca emplacou, apesar de ser um modelo muito elogiado, bonito e muito competente. Neste ano, entre janeiro e agosto, pouco mas de 20 mil unidades forma comercializadas, com ampla supremacia do hatch sobre o sedã. Com a nova geração, que chega repleta de mudanças, a Ford espera que o Focus realmente deslanche em termos de vendas. A meta da Ford é fazer o hatch brigar pela liderança do segmento, especialmente contra o novíssimo Volkswagen Golf, e tentar colocar o sedã entre os quatro primeiros da categoria (hoje dominada por Civic, Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e VW Jetta).

Um dos motivos que leva o fabricante é acreditar no sucesso do novo hatch e sedã é que os dois  serão comercializados com a opção dos motores 2.0 Flex com  injeção direta ou 1.6 Flex com duplo comando de válvulas variável, propulsores reconhecidamente bons.

Em termos  de segurança oferece seis airbags – frontais, laterais e  de cortina -, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de tração e  estabilidade para mais aderência e auxílio em frenagens, assistente de partida  em rampas e aviso de pressão baixa dos pneus.

Além dos avançados motores, o Novo  Focus conta com transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades e dupla  embreagem (de série no 2.0 e opcional   no 1.6), suspensão traseira independente Multilink, piloto automático e  limitador de velocidade eletrônico.

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Toda a linha vem com SYNC Media  System com comandos de voz em português, com conexão Bluetooth para celular,  entradas USB e auxiliar, CD/MP3-player com seis alto-falantes. Há também uma  versão SYNC MyFord Touch com sistema de navegação, entrada RCA para áudio-vídeo  e som Sony Premium com nove alto-falantes.

Entre os opcionais, oferece chave  com sensores de presença para acesso inteligente e partida sem chave Ford Power,  bancos com ajuste elétrico em seis posições, sistema de estacionamento  automático, câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro de estacionamento,  faróis de Xenon com lavador, iluminação auxiliar em curvas, luzes diurnas de LED  e teto solar.

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Seu design arrojado projeta  esportividade, atitude e movimento, incluindo rodas de liga leve de 16 ou 17  polegadas, com exclusivo design esportivo e na cor preta adiamantada na versão  topo.

As duas novas opções de motores – 2.0 Duratec Direct Flex e Sigma 1.6  TiVCT Flex – são exemplos de alta tecnologia. Com bloco, cabeçote e cárter em  alumínio, eles aprimoram o desempenho sem deixar de lado a economia. O 2.0  Duratec Direct Flex, com injeção direta bicombustível e duplo comando de  válvulas independente e variável, gera 178 cv com etanol e 175 cv com gasolina e  torque de 221/211 Nm, respectivamente. Ele é o primeiro flex com injeção direta  no mundo e não necessita de qualquer recurso auxiliar para a partida com etanol  a frio, usando somente a compressão do motor.

O alto torque da versão 2.0 dá agilidade ao Sedan e uma pegada  esportiva ao Hatch. A sonoridade do motor contribui para a sua condução  empolgante.

O Sigma 1.6 TiVCT Flex, com duplo comando de válvulas independente e  variável, entrega 135 cv (etanol) e 131 cv (gasolina) e torque de 169/164 Nm,  respectivamente. Ele conta com o sistema “Easy-Start”, que também dispensa o  tradicional “tanquinho” na partida a frio.

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Conteúdo, versões, preço

O Novo Focus oferece o melhor conjunto da categoria, com versões  criadas para atender diferentes perfis de clientes. O modelo Hatch oferece duas  opções de motores: 2.0 com transmissão sequencial PowerShift nas versões SE e  Titanium; e Sigma 1.6 Flex nas versões S e SE, com transmissão manual de cinco  velocidades ou PowerShift (opcional).

O Hatch 1.6 S com transmissão manual, duplo airbag, freios ABS, rodas  de liga leve de 16 polegadas e sistema SYNC parte de R$60.990. Com a opção da  transmissão PowerShift e sistema AdvanceTrac, sai por  R$66.990.

O Hatch 1.6 SE acrescenta itens como quatro airbags, tela de 4,2  polegadas e bancos de couro, por R$63.990. Com a opção da transmissão PowerShift  e sistema AdvanceTrac, sai por R$69.990, e acrescentando o motor 2.0 Duratec  Direct Flex o preço é R$72.990. O Hatch Titanium 2.0 inclui câmera de ré, SYNC  com tela de 8 polegadas e navegação e rodas de liga leve exclusivas, por  R$79.990.

O Sedan  vem exclusivamente com motor 2.0 Duratec Direct Flex e transmissão sequencial  PowerShift de seis velocidades, nos catálogos S, SE e Titanium.

O Sedan S dispõe de duplo airbag, freios ABS com distribuição  eletrônica de frenagem (EBD), sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de  estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa  dos pneus e SYNC Media System, por R$69.990. O Sedan SE custa R$74.990 e o Sedan  Titanium sai por R$81.990.

 Tanto o Sedan como o Hatch contam com o pacote SE Plus, que por  R$3.000 traz: seis airbags, chave com sensor de presença para acesso inteligente  e partida sem chave Ford Power, sensor de chuva, acendimento automático dos  faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico  e ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura  para motorista e passageiro.

O topo de  linha Titanium também tem um pacote de opcionais Plus, composto por faróis de  Xenon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico,  sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico em  seis posições, por R$8.000.


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