A Nissan iniciou as vendas da linha 2014 do Versa. O novo ano-modelo do sedã traz como principal novidade a adoção dos freios antitravamento ABS desde a versão de entrada (S), que tem preço a partir de R$ 37.390,00, e a inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de som e do telefone no volante na versão SL. Além disso, todas as versões receberam novos itens em suas listas de equipamentos de série.
Com os freios ABS disponíveis desde a versão de entrada, o Versa 2014 oferece ainda o sistema antitravamento, os recursos de distribuição eletrônica (EBD) e de assistência à frenagem (BA). O EBD e BA ajudam a aumentar a segurança do ABS, pois colaboram para que as frenagens de emergência sejam mais curtas e dosam a força aplicada ao pedal do freio. A versão S passa a contar também com a iluminação no porta-malas.
Além do sistema ABS, outro destaque do novo ano-modelo é a inclusão do sistema Bluetooh e dos comandos de áudio e do telefone no volante como itens de série para a topo de linha SL. A versão também passa a contar com botão do freio de estacionamento cromado e três alças retráteis de teto.
O pacote intermediário SV ganha o mesmo painel de instrumentos Fine Vision encontrado na versão topo de linha SL. O diferencial do item está na elegância, com a textura em torno dos anéis, e na funcionalidade, já que oferece excelente visibilidade com o uso de luz branca de fundo. O botão do freio de estacionamento cromado e as três alças retráteis no teto da SL também foram incorporados à versão intermediária. A SV também passa a contar com maçanetas internas cromadas.
O Versa é vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor flex 1.6 16V em alumínio (HR16), de 111 cavalos a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. O propulsor conta com o sistema CVVTCS (Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase), que controla a variação de tempo de abertura e fechamento das válvulas para melhorar o enchimento do cilindro de acordo com a rotação, carga e regime de funcionamento do motor. A Nissan também incluiu no motor ajustes no formato da cabeça dos pistões, expansão do diâmetro do coletor de escapamento e um jato de óleo no pistão.
O HR16, garante o fabricante, é um dos motores mais modernos e econômicos da categoria, tendo recebido nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). No consumo urbano, segundo norma ABNT, de 8,9 km/l com etanol e de 13,6 km/l com gasolina. Na estrada, o sedan faz 13 km/l com etanol e de 18,8 km/l com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,7s (etanol) e 11,1s (gasolina) e a velocidade máxima chega a 189 km/h.
O bom rendimento em consumo pode ser atribuído a eficiente relação peso-potência do modelo, que lhe proporciona um desempenho diferenciado para um veículo deste porte – o sedã compacto pesa entre 1.052 kg e 1.069 kg.
Equipamentos
Ele traz desde a versão de entrada itens diferenciados, que o consumidor brasileiro pede. Entre eles, airbag duplo, direção com assistência elétrica progressiva e vidros dianteiros com acionamento elétrico de série. A linha conta ainda com equipamentos como volante de três raios e banco do motorista com regulagens de altura; ar quente e recirculação de ar; computador de bordo com funções autonomia, média de consumo e consumo instantâneo, dois odômetros parciais; console central longitudinal com porta objetos e três porta-copos (quatro a partir da intermediária SV); conta-giros; desembaçador do vidro traseiro com temporizador; iluminação interna central; para-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro; tampa de combustível com abertura interna; travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto; alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento e alarme perimétrico com acionamento por controle remoto.