Volvo Cars lança no Brasil o moderno sedan S60

Nos últimos anos, a marca Volvo vem num processo continuo de atualização da sua linha, modernizando seus produtos, incrementando-os com tecnologia embarcada de ponta, objetivando conquistar clientes mais jovens e adeptos de marcas também tradicionais, como as alemãs Mercedes Benz e BMW. E têm conseguido, pelo menos na Europa e nos Estados Unidos. Agora chega ao mercado nacional o novo S60, com exatamente essa filosofia adotada pela marca sueca. O modelo médio de luxo, reúne, diferentemente do sisudo anterior criado há mais de uma década, esportividade, sistemas de segurança e um design agradável e simpático. Para a marca, o S60 é um carro atraente projetado para mexer fisicamente e emocionalmente com as pessoas. Peter Horbury, criador da primeira geração do S60, projeto que conduziu o design para a primeira modernização e adotando um pouco de linhas mais arredondadas e atuais para a época, depois de vários anos longe da marca sueca, voltou em 2009 para projetar a nova geração.
Modernidade Mesmo mantendo as linhas escandinavas, o novo S60 é o mais esportivo e mais dinâmico de todos os Volvos O interior do Novo S60 é amplo e bastante confortável para até cinco passageiros A forma esculpida do banco traseiro, por exemplo, proporciona suporte lateral à pessoa que estiver no centro. O espaço para os joelhos foi ampliado em 30 milímetros na comparação com a geração anterior do S60. O banco traseiro é repartido em 40/60 e a abertura do bagageiro é 107 milímetros maior em relação ao antigo S60.
Os designers da Volvo obtiveram inspiração das pistas de corrida durante sua busca por inegável esportividade no novo S60. O objetivo era dar dinamismo, movimento e a sensação de foco e controle. Bege e preto são as cores predominantes da tapeçaria, que é incrementada com tapetes marrons de couro que remontam às raízes dos clássicos modelos Volvo, como o P1800 ES e 164. O interior esportivo do Novo S60 consiste também na mais avançada tecnologia de ambiente já oferecida em um modelo da marca. O ar condicionado, por exemplo Tem o sistema ECC (Electronic Climate Control) oferece controle automático de temperatura e ventilação e, IAQS (Interior Air Quality System), que evita que odores desagradáveis entrem na cabine.
 Para oferecer condições climáticas ainda mais confortáveis, o sistema é equipado com o Clean Zone Interior, um sistema baseado no ECC e no IAQS. Quando o carro é destravado à distância, a cabine é automaticamente ventilada se a temperatura excede os 10 graus Celsius. Na parte superior do console central, o novo Volvo S60 tem uma tela colorida que concentra todas as informações de áudio, sistema de navegação e conexão Bluetooth Handsfree para telefone móvel com função audio streaming . A tela é instalada no alto para que o motorista possa manter a atenção na direção. Para facilitar o motorista na hora de estacionar, o S60 dispõe de sensores frontais e traseiros, além de uma câmera de suporte na traseira para estacionar. Outra novidade disponível como acessório é uma câmera instalada na grade dianteira que permite um ângulo de visão de 180°. As imagens de cada lateral são exibidas na tela do computador de bordo, que é dividida em duas partes, facilitando a tarefa de manobrar em cruzamentos com pouca visibilidade ou até mesmo para estacionar. Motorizações Os primeiros modelos a chegar ao mercado nacional, são as versões top de linha e mais potentes: aT6. Com motor de 3 litros, o T6 turbo produz 304 cv de potência e 44,9 kgf.m de torque. Com nova tecnologia de turbo com injeção direta e comando variável de válvulas oferece uma combinação, sgundo a fabricante, de baixo consumo de combustível, emissões reduzidas e alto desempenho em ampla faixa de rotações. O novo motor T6 é resultado direto do aprimoramento técnico do T6 de 3 litros e 285 cv que equipava o XC60 2010. A melhora, gerada a partir da redução do atrito interno, resultou no ganho de 19 cv e na economia de cerca de 10% no consumo de combustível, que agora é de 10 km por litro na média entre trecho urbano e de estrada. A velocidade máxima do carro é de 250 km/h e ele alcança 100 km/h em 6,5 segundos. Equipado com tração AWD, o S60 T6 conta com a segunda geração da transmissão automática Geartronic de seis velocidades, que apresenta trocas de marchas mais rápidas que a anterior. Até ao final do primeiro semestre deste ano, a Volvo Cars trará também ao mercado brasileiro outras duas versões: a T5 2.0 turbo de quatro cilindros, com 240 cv de potência e 32,6 kgf.m de torque e a T4 1.6 turbo de 180 cv com 24,5 kgf.m. Tecnologia O novo Volvo é cheio cheio de tecnologia embarcada como: – ASC (Advanced Stability Control – Controle Avançado de Estabilidade) um novo sensor de ângulo, é possível identificar qualquer tendência de derrapagem desde o estágio inicial. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) pode ser acionado antes e com mais precisão, facilitando manobras mais rápidas e bruscas. – Corner Traction Control é também uma novidade que utiliza a transferência de torque para que o carro possa fazer curvas de forma ainda mais suave. Essa tecnologia representa um aperfeiçoamento do sistema DSTC. Quando faz uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as rodas externas. Isso permite ao motorista realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle. – Adaptive Cruise Control (ACC) – Piloto Automático Adaptativo é um sistema que faz o sedã de luxo da marca manter, automaticamente, distância do veículo da frente, ajudando a evitar pequenas colisões em situações de tráfego intenso. A novidade é que o ACC opera também em velocidades abaixo de 30km/h. – Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa (Pedestrian Detection with Full Autobrake). Trata-se de um sistema que permite detectar a presença de pedestres nas ruas e evitar impactos até 35 km/h, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. A novidade será oferecida como item de série no Novo Volvo S60, nas versões T5 e T6. O dispositivo é capaz de verificar, por meio de um sistema que inclui câmera e radar, a presença de pessoas que atravessam a rua na frente do carro. Ele emite alerta visual e sonoro e, automaticamente, aplica a capacidade total de frenagem caso não haja reação do motorista. Essa é mais uma iniciativa pioneira da Volvo na estratégia de desenvolver tecnologia capaz de auxiliar o motorista a identificar riscos e evitar acidentes de trânsito. – City Safety é o sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando o motorista está dirigindo muito rápido em direção a um objeto parado. O sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos até 35 Km/h. Otimista, a Volvo Cars do Brasil espera vender mil unidades do S60 em 2011, com preços de a partir de R$169.900,00, para a versão T6. (Antônio Fraga)